Porto de Salvador vai passar a operar com capacidade elevada

08-12-2011 10:43

Equipamentos foram recebidos da China para operar navios no terminal portuário

O Terminal de Contêineres do Porto de Salvador está mais próximo de concluir os mais recentes investimentos que vem realizando em sua modernização. O terminal vai passar a operar com uma nova configuração após a chegada de modernos e gigantescos guindastes para movimentação de contêineres.

Vindos diretamente da China, três novos portêineres com capacidade Super Post-panamax (responsável pela movimentação dos contêineres entre o cais e o navio) e seis novos RTGs (pontes rolantes sobre rodas utilizados na movimentação dos contêineres no pátio) passam a integrar os equipamentos de pátio do terminal.

Os equipamentos foram transportados, montados em navio, em viagem que durou 40 dias. Representando o que há de mais moderno no segmento, as máquinas foram fabricadas pela ZPMC (Shangai Zhenhua Heavy Industries Company Limited), atualmente a maior fabricante mundial de equipamentos portuários.

Os Portêineres têm lanças de 60 metros de comprimento, capazes de atender navios com 22 fileiras de contêineres de largura, tamanho dos maiores navios em operação no mundo. Para se ter uma ideia, o maior navio porta contêineres atualmente em operação no mundo tem 400 metros de comprimento, 15 metros de calado e 22 fileiras de contêineres de lado.

As pontes rolantes, RTGs, vão se juntar às duas já existentes e vão substituir as Reach-Stackers (empilhadeiras de grande porte). A vantagem do novo equipamento é a otimização da utilização de espaço no terminal, que chega a aumentar em 30%, e maior produtividade. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621