Porto do Itaqui alia desenvolvimento e sustentabilidade

08-06-2011 10:01

 

"O Porto do Itaqui é referência na área ambiental". Foi o que enfatizou o gerente de Meio Ambiente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Marcos Maia, durante encerramento da Semana de Meio Ambiente promovida pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). A empresa acaba de selar uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) que qualifica, ainda, mais o porto maranhense entre aqueles que mais valorizam as práticas ambientalmente corretas.

Maia fez um paralelo da situação dos portos nacionais desde 1998 - quando não havia nenhum tipo de visão sustentável no setor portuário - até os dias de hoje, quando esta visão se ancora em estratégias de atuação das empresas. Ele apresentou a todos os presentes um esboço do que pode ser feito, em níveis organizacionais, para aliar sustentabilidade e desenvolvimento nos portos do país.

"Fazer as coisas de maneira correta custa bem menos à sociedade. É preciso ter em mente que sustentabilidade é andar para frente, é ter desenvolvimento com qualidade para o planeta", frisou o representante da Antaq. Maia também explicou que todo tipo de projeto estrutural, como os de engenharia, devem, obrigatoriamente, passar pelo crivo de um órgão de gestão ambiental.

Na ocasião, a Emap lançou a campanha "Eu pratico consumo consciente". "Os valores de sustentabilidade levam à responsabilidade social, saúde e segurança no local de trabalho e geração de sucesso econômico", disse o gerente de Saúde, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente da Emap, Emanoel Varão. A meta é a reciclagem de 70% de todos os resíduos gerados na empresa gestora do Porto do Itaqui. O foco é o combate ao desperdício. "Temos que trabalhar agora para que no futuro nossos filhos e netos tenham recursos naturais para viver na Terra", frisou. Algumas das ações adotadas são a distribuição de canecas retornáveis e sacolas ecológicas para os empregados.

Mais ação

O último dia da Semana do Meio Ambiente na Emap começou com o plantio de mudas na área verde do prédio do Centro de Negócios do Porto do Itaqui.

Empregados voluntários e diretores, incluindo o presidente da empresa, Luiz Carlos Fossati, participaram da ação de incentivo à preservação do meio ambiente. Além desse plantio na Emap, 200 mudas foram plantadas no primeiro dia do evento na Unidade Integrada Jupiaçu, localizada no Anjo da Guarda, com a participação dos alunos de 8 a 12 anos, das 3ª e 4ª séries. (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621