Porto do Japão recebe o primeiro navio da classe Valemax da sua história

20-06-2012 08:21

Cargueiro Berge Aconcágua atracou no Porto de Oita, no Japão, segunda-feira

RIO - Pela primeira vez em sua história, o Japão recebeu um navio da classe Valemax, conhecidos por serem os maiores cargueiros de minério do mundo e que apresentam redução em 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada. A embarcação Berge Aconcágua, operada pela Vale, atracou no porto de Oita, da Nippon Steel Corporation (NSC), segunda-feira.

Esta é a primeira viagem do Berge Aconcagua, sétimo Valemax entregue à Vale.

Devido às grandes dimensões dos Valemax, principalmente o calado (parte submersa do casco) de 23 metros, é necessário muito cuidado nas operações portuárias. Poucos terminais no mundo, como Ponta da Madeira, em São Luís (MA), têm profundidade suficiente para receber esses navios em qualquer nível de maré.

O Berge Aconcágua, assim como o Berge Everest, tem 388 mil toneladas de peso bruto (TPB). Os dois têm tonelagem diferente dos demais Valemaxes, como Vale Brasil, o primeiro da frota, que chega a 400 mil TPB. De acordo com informes da Vale, a frota de Valemaxes será de 35 embarcações (10 já estão em operação).

Cerimônia - Para celebrar a chegada da embarcação, foram ao evento Renato Neves, country manager (gerente local, em tradução livre) da Vale na Suíça; Shinichi Fujiwara, diretor da NSC; James Marshall, diretor-presidente da Bergebulk (BW Group), proprietária do navio; além do embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621