Portos de Natal e de Areia Branca receberão R$ 70 mi

13-04-2011 09:09

 

NATAL - O governo do estado conseguiu assegurar um montante de R$ 70 milhões junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para viabilizar a ampliação dos portos de Natal e Areia Branca. O aumento da capacidade desses terminais colocará o Rio Grande do Norte na rota de escoação de produtos nacionais e internacionais no Nordeste. Durante audiência pública realizada na semana passada para discutir a atividade portuária no estado, o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Emerson Fernandes, disse que os portos são agentes desenvolvedores da economia dos estados e que o Rio Grande do Norte tem capacidade para se desenvolver mais na questão portuária, o que pode ser conquistado com uma melhoria na infra-estrutura.

"Possibilitar o tráfego de navios de grande porte aumentará a competitividade entre os clientes interessados em atracar por aqui. E ainda mais, podemos ser a preferência dos fornecedores quando o produto for o sal. Com isso, nossa economia pode se fortalecer", afirmou Fernandes, de acordo com o jornal Diário de Natal.

Características - O porto de Natal é a melhor alternativa para exportação e importação por estar localizado de forma mais próxima da África e Europa, além de estar instalado numa região de águas tranqüilas e operar durante 24 horas por dia. Porém, é o que tem águas em menor profundidade, o que reduz a possibilidade de receber navios de grande porte. Por esse motivo, o projeto de execução contém obra de dragagem que aumentará a profundidade de 10 m para 12,5 m. Além disso, será construído um terminal de passageiros para incentivar o turismo naval e servir de alternativa no período da Copa do Mundo de 2014. A licitação ficará pronta em dezembro deste ano.

Para o secretario estadual de desenvolvimento econômico, Benito Gama, o estado precisa ser competitivo na atividade econômica. "Precisamos de um plano diretor de logística. Uma melhor estrutura nos portos facilitará o comércio na agricultura e na indústria com outros lugares, diminuindo custos com o frete", disse. (Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.774, Portos – pág. 10)

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