Portos terão R$ 500 mi para reduzir burocracia

09-05-2012 08:46

 

Projetos da Secretaria de Portos apostam na tecnologia para reduzir processos no setor

BRASÍLIA - O Governo Federal vai gastar R$ 500 milhões até o final de 2014 para informatizar o gerenciamento dos principais portos do país, sem investir em infraestrutura. O pacote inclui instalação de radares e câmeras de monitoramento de navios e condições climáticas - um sistema já antigo no exterior, mas ainda inexistente no Brasil.

Todo complexo portuário brasileiro movimenta atualmente 800 milhões de toneladas de mercadorias por ano e responde por 96% das importações e exportações nacionais.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, na maioria dos portos do país, no entanto, toda a demanda - que cresce anualmente o dobro do PIB - ainda passa por processos burocráticos de "um século atrás", segundo o diretor de Sistemas e Informações Portuárias da SEP (Secretaria de Portos), Luis Cláudio Montenegro.

Com a combinação entre volume de cargas e métodos ultrapassados de gestão, a demora para se liberar uma carga no Brasil pode chegar a 17 dias, também segundo a pasta.

Implantada em Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) desde o ano passado e colocada em prática no início deste mês na Bahia - Salvador, Aratu e Ilhéus -, o Porto Sem Papel é a primeira dessas medidas.

O programa substitui 112 formulários que tinham de ser preenchidos com cerca de mil itens de informação sobre cada tipo de carga. A previsão é colocar o sistema em operação nos 34 portos nacionais até 2013 ao custo de R$ 114 milhões.

Monitoramento - Outro símbolo de atraso nos portos brasileiros é que nenhum deles possui monitoramento com VTMIS, em funcionamento há cerca de 20 anos em terminais estrangeiros como o de Roterdã, na Holanda.

Trata-se de um sistema para gerenciamento de tráfego de navios, com radares, câmeras e boias, que transmite informações de forma eletrônica e imediata sobre o trânsito das embarcações.

O equipamento, inclusive, monitora condições climáticas na região portuária para auxiliar nas atracações. Santos será o primeiro a receber a novidade, que custará, em média, R$ 30 milhões em cada porto. De acordo com a SEP, há R$ 146 milhões previstos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para implantação do VTMIS em cinco portos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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