Preços mais baixos vão favorecer exportações brasileiras de minério
Desvalorização está levando fornecedores domésticos da China a cortarem a produção
SÃO PAULO - Preços internacionais de minério de ferro em baixa estão levando fornecedores domésticos da China a cortarem produção, o que pode levar o principal consumidor e produtor siderúrgico a depender mais de importações nas próximas semanas, dando sustentação ao mercado de fretes.
Segundo analistas, Brasil e Austrália, grandes produtores mundiais, deverão exportar mais minério para suprir a menor produção da China, reforçando a demanda por navios do tipo capesizes, de grande porte, que normalmente carregam cargas de 150 mil toneladas.
Os preços internacionais do minério de ferro caíram mais de 30% desde setembro, incluindo uma queda recorde de 18% na semana passada, com preços mais baixos de aço forçando as siderúrgicas chinesas a cortar a produção.
Os estoques de siderúrgicas estão diminuindo, contudo, e elas precisarão recompô-los nas próximas semanas. Analistas esperam que elas se voltem para o mercado internacional em vez do produto local, mais caro e de menor qualidade. (Fonte: O Estado do Maranhão)