Prefeito de Bacabeira festeja equilíbrio fiscal do município

03-04-2012 09:03

Bacabeira - O prefeito de Bacabeira, José Venâncio Filho, o Venancinho, (DEM), ainda está comemorando o resultado do levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), referente ao período de 2006 a 2010, em que o município maranhense aparece na 100ª posição, com destaque entre as 5 mil cidades brasileiras na avaliação da gestão fiscal, seguido de Magalhães de Almeida e São José de Ribamar.

Só para se ter uma ideia, Bacabeira fica a apenas 50 km de São Luís, capital do Maranhão, e cujo índice Firjan revelou que a cidade aparece entre as cinco piores em gestão fiscal no país, com nota 0,4924, correspondendo à 3.281ª posição.

Para o prefeito, tratam-se de dados importantes que mostram o equilíbrio fiscal da administração pública. "Isso para nós é uma satisfação muito grande, pois esse índice de gestão demonstra o comprometimento da administração municipal e a liquidez financeira ao longo dos últimos cinco anos. É uma imensa satisfação estar entre os melhores. Isso é fruto de um trabalho e de uma gestão comprometida com o planejamento voltado para a sociedade", declarou.

Venancinho destacou que esse resultado é, acima de tudo, um trabalho de uma equipe que demonstra estar sintonizada com a coisa pública. "Esse é um trabalho de grupo, envolve as mais diversas pastas desde a educação, passando pela saúde, infraestrutura, finanças, desenvolvimento social. Enfim, ao longo dos anos isso vem melhorando. A gente fica feliz por isso", enfatizou.

O prefeito acrescentou que no decorrer dos últimos oito anos muito já foi feito na gestão de Bacabeira. “Sabemos que a gente precisa evoluir e melhorar ainda mais, pois temos muito por fazer. Queremos melhorar as condições de vida de nossa população. O município passa por um processo de transformação, é uma cidade-referência, até pelo grande empreendimento da refinaria Premium da Petrobras e nós temos nos preparado para isso”, observou.

O prefeito destacou que nesse momento um dos maiores desafios de sua administração é a capacitação profissional das pessoas do município para a inserção no mercado de trabalho. “Isso a gente tem tentado fazer.

Capacitação - Em 2011, a Prefeitura de Bacabeira, em parcerias com o Governo Federal, governo estadual e Petrobras, conseguiu capacitar mais de 2 mil pessoas nas mais diversas áreas, com cursos de carpinteiro, pedreiro, pintor, manutenção de computador, auxiliar de escritório, almoxarifado, técnico de meio ambiente, entre outros.

Todas as pessoas capacitadas estão sendo inseridas no mercado de trabalho. “Isso por meio do cadastramento no Sine (Serviço Nacional de Emprego) para garantir a inserção dessas pessoas nos empreendimentos que estão se instalando no município”, disse o prefeito de Bacabeira.

Mais

O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621