Premiação Norte-Nordeste para laticínios maranhenses

16-12-2011 14:51

Duas empresas e o Senai Maranhão receberam hoje prêmios conquistados em concursos Norte-Nordeste de Lácteos e Sindileite entrega homenagem a parceiros.

SÃO LUÍS - O Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Maranhão (Sindileite) entregou hoje (15), durante um café da manhã, os prêmios para os dois laticínios maranhenses e para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que venceram o 7° Concurso de Lácteos Norte Nordeste.

O Senai recebeu a medalha de ouro por sua atuação no Programa de Qualidade de Lácteos (PQL), apontado como a entidade que melhor atuou no Norte-Nordeste. A indústria Laticínio Jataí, de Itapecuru-Mirim, recebeu medalha de prata na categoria queijo mussarela e o Laticínio Sabor do Nordeste, de São José de Ribamar, recebeu a medalha de bronze na categoria iogurte de Ameixa.

“Este prêmio é importante porque mostra a qualidade do produto maranhense. Tivemos dois prêmios em um concurso que reuniu 403 produtos de sete estados.”, comentou o presidente do Sindileite, Alexandre Ataíde.

“Para nós é muito importante por demonstrar a competitividade que a nossa indústria de laticínios tem. Temos tanta qualidade quanto qualquer outro produto lácteo produzido em outros estados. Além disso, temos boas perspectivas considerando que o mercado local tem um consumo alto, cerca de 40 toneladas por mês, apenas em São Luís.”, disse o diretor do Laticínio Jataí, Ricardo Ataíde.

Homenagem

Na mesma ocasião, o presidente do Sindileite entregou placas em homenagem às entidades que atuaram no apoio à indústria de laticínios no Maranhão em 2011: Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Serviço Nacional de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Fundação de Amparo à Pesquisa a ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (Fapema). O promotor Sandro Bíscaro também foi homenageado por sua atuação na região tocantina no combate ao queijo ilegal.

“Esse é um momento de juntar todos que fizeram algo pelo desenvolvimento do setor. Tivemos importantes vitórias, como a baixa da alíquota do ICMS para os produtos lácteos produzidos no estado, a campanha de combate ao queijo clandestino e o esforço para trazer excelência ao produto maranhense com o PQL”, disse Ataíde.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, que foi um dos homenageados, disse que o esforço feito pelo Sindileite, reflete o espírito da Federação. “Sindicatos fortes fortalecem a Federação. Trabalho como o que está sendo desenvolvido pelo Sindileite justifica a existência da Fiema.”, afirmou Baldez. “O nosso partido é o desenvolvimento do Maranhão por meio da Indústria”, completou.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Claúdio Azevedo, que esteve no evento representando o Sebrae, disse que ainda há espaço para o desenvolvimento da indústria do leite e derivados e anunciou que o governo estadual ampliará a aquisição de leite produzido no estado para a merenda escolar.

“O estado produz cerca de 1,1 milhão de litros de leite diariamente e a indústria só capta 460 mil litros. Ainda há muito espaço para expansão, ainda mais porque o governo estadual deve ampliar a aquisição de leite maranhense para merenda escolar. Vamos ampliar a compra de 41 mil litros diários para 100 mil litros. Vamos fechar esta discussão até a semana que vem”, garantiu Azevedo. (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621