Presidente da Alcoa discute a situação da Alumar em SL

05-04-2012 17:01

Franklin Feder se reuniu com o governador em exercício e sindicalistas em busca de solução que evite o fechamento de linha de produção da Alumar.

O governador em exercício, Washington Oliveira, recebeu na tarde de ontem, no Palácio dos Leões, o presidente do grupo Alcoa para a América Latina, Franklin Feder, e o diretor da Alumar, Nílson Ferraz. Participaram também do encontro o presidente da Força Sindical no Maranhão, Frazão Oliveira; o vice-presidente da Fecomércio, Marcelino Ramos, e representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Na pauta da reunião, a dificuldade da Alcoa em manter suas atividades no Brasil, principalmente por causa do alto custo da energia. Franklin Feder informou ao governador as providências que estão sendo tomadas no Maranhão diante da crise mundial da indústria do alumínio para evitar possíveis cortes na produção da Alumar.

Segundo Feder, a companhia paga no Brasil duas vezes mais do que a média mundial pelo principal insumo para a fabricação de alumínio. "Só para se ter uma ideia, o nosso prejuízo é de R$ 600,00 por tonelada produzida. E nós produzimos quase meio milhão de toneladas", informou.

Feder disse ter ficado "emocionado" em participar do encontro com sindicalistas porque há 30 anos houve até passeatas de rua contra a implantação da companhia em São Luís. Hoje, a Alumar emprega cerca de 5 mil trabalhadores no Maranhão.

O presidente da Alcoa para a América Latina disse estar confiante e esperançoso na permanência da empresa no Maranhão. "Eu sou otimista. Nós vamos resolver esse problema. Pode ser que hoje a gente não enxergue exatamente como vai ser, mas continuo otimista", reiterou.

Sensibilização - Washington Oliveira, como membro do PT, disse que trabalhará mais no sentido de sensibilizar a presidente Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (ambos do PT), bem como o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, para o problema.

"Nós queremos que o problema seja resolvido o mais rápido possível, uma vez que a Alumar é uma organização muito importante para o Maranhão, pois gera emprego e renda. O governo está aberto para apoiar e ajudar no que for preciso", disse o governador.

Washington Oliveira chegou a apontar a energia produzida pelo gás natural que está sendo explorado em Capinzal do Norte como uma das soluções. Esta fonte de energia é muito usada no Sul e Sudeste do país por ser mais barata.

O governador manifestou também seu apoio ao diálogo entre a Alcoa e a Força Sindical e disse que o assunto é de total interesse do Governo do Estado, haja vista a importância da Alumar para a economia maranhense.

O presidente estadual da Força Sindical, Frazão Oliveira, destacou a importância do encontro, que propiciou um diálogo com os executivos da Alcoa, na busca de soluções para o impasse. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621