Presidente da Petrobras virá ao Maranhão para falar sobre a refinaria

06-07-2012 08:09

Maria das Graças Foster, que virá a São Luís acompanhada do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, terá encontro com a governadora Roseana Sarney.

Por recomendação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, deverá confirmar, na próxima terça-feira, 10, em São Luís, durante encontro com a governadora Roseana Sarney, o compromisso da empresa com a construção da Refinaria Premium I, no Maranhão, e as demais refinarias de petróleo projetadas para os próximos cinco anos no país, que incluem as do Ceará, Pernambuco e a ampliação do polo petroquímico do Rio de Janeiro.

Lobão manifestou preocupação com a reação negativa do anúncio, feito pela Petrobras há duas semanas, de que haveria um adiamento de pelo menos um ano no cronograma de inauguração desses refinarias. Na semana passada, ele participou de convenções partidárias em São Luís e Imperatriz e ouviu várias manifestações de descrença de empresários e políticos.

"A Petrobras vai esclarecer que a construção das refinarias é uma prioridade do país, e, portanto, um projeto que vai andar no ritmo do Brasil", disse o ministro Edison Lobão.

PAC - O ministro lembrou que inúmeras obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal sofrem ajustes no cronograma de obras, "mas isso não quer dizer que eles não serão realizados ou que as obras sofreriam qualquer interrupção.

Atualmente, a Premium I, que está orçada em R$ 40 bilhões e será instalada em uma área de 20 quilômetros quadrados, no município de Bacabeira, está em fase de terraplanagem. Essa etapa está prevista para ser concluída no fim deste ano e início de 2013.

A Premium I, empreendimento considerado o maior do país e o quinto no mundo, tem capacidade para processar 600 mil barris/dia de petróleo. Pelo calendário atual, o primeiro trem está previsto para 2016, e a segunda fase para 2019. Mas, com essa avaliação anunciada pela Petrobras, esse cronograma pode sofrer alteração.

A refinaria vai gerar durante a fase de construção 132 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda. O empreendimento, que já está mudando a economia de Bacabeira e municípios circunvizinhos, vai produzir óleo diesel, coque, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP) e bunker.

Números

R$ 40 bilhões É o valor do investimento da Refinaria Premium I, em Bacabeira.

(Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621