Presidente da Petrobras visitará canteiro de obras da Refinaria Premium I

10-07-2012 11:12

 

Graça Foster chega hoje a São Luís, onde terá encontro com a governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões, para confirmar o empreendimento.

A presidente da Petrobras, Graça Foster, desembarca hoje em São Luís, onde, às 11h, terá reunião de trabalho com a governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões, para tratar da Refinaria Premium I, que está sendo instalada pela companhia em Bacabeira. Na agenda do dia, consta ainda visita ao canteiro de obras do empreendimento, orçado em R$ 40 bilhões.

Graça Foster vem a São Luís reafirmar à governadora Roseana Sarney que a refinaria, considerada o maior empreendimento de refino da América Latina e quinto no mundo, continua sendo prioridade para a Petrobras e estratégica para o país, embora nesse momento o projeto esteja passando por uma fase de reavaliação, com os investimentos em análise.

A presidente da Petrobras vem reforçar que nenhum projeto foi retirado do novo Plano de Negócios da companhia. Segundo Graça Foster, o que vem sendo feito é uma revisão mais realista para que se tenha o cronograma mais preciso do andamento das obras. Ela ressaltou ainda que a Premium I e outras três refinarias em construção pela estatal, atualmente, são importantes para se atender ao crescimento da demanda por derivados.

Diretoria - Acompanham Graça Foster em São Luís os diretores da Petrobras, José Carlos Cosenza (Abastecimento), José Eduardo de Barros Dutra (Corporativo e de Serviços) e José Antônio de Figueiredo (Engenharia, Tecnologia e Materiais). Também participam os gerentes Antonio Eduardo Monteiro de Castro (Executivo de Estratégia), Luiz Alberto Gaspar Domingues (Executivo de Abastecimento Corporativo) e Mauricio de Oliveira Guedes (Executivo de Engenharia para Empreendimentos de Abastecimento).

Após o encontro no Palácio dos Leões, Graça Foster e Roseana Sarney seguem para Bacabeira, onde visitam o canteiro de obras da Refinaria Premium I, empreendimento que está na fase de terraplenagem. Os serviços, que foram iniciados em meados de 2010, estão sendo executados pelo consórcio GSF, formado pelas empresas Galvão, Serveng e Fidens.

O empreendimento, que está em construção numa área de 20 km², em Bacabeira, quando estiver em operação, irá processar 600 mil barris/dia de petróleo. Serão 300 mil barris/dia numa primeira etapa e mais 300 mil barris/dia na segunda fase.

A refinaria será focada na produção de derivados de petróleo de alta qualidade - óleo diesel, coque, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP) e bunker. Boa parte da produção será exportada para os Estados Unidos e Europa.

Mais

Local: Bacabeira (MA)

Investimento: R$ 40 bilhões

Capacidade: 600 mil barris por dia

Mercado: GLP, Nafta, Bunker, Coque, QAV e Diesel

Geração de empregos: Mais de 132 mil empregos diretos,

indiretos e por efeito renda

(Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621