Presidente Dilma Rousseff inaugura a plataforma P-56

04-06-2011 09:44

 

ANGRA DOS REIS - Foi realizada ontem, no Estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ), com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, a cerimônia de batismo da plataforma P-56. Com capacidade para processar 100 mil barris de petróleo e comprimir 6 milhões de m³ de gás por dia, a P-56 operará no Módulo 3 de desenvolvimento do Campo de Marlim Sul, localizado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

Para a presidente Dilma, a construção significa a geração de empregos de qualidade para a população. "São 56 mil toneladas de aço, mas o que deve nos admirar é que foram braços brasileiros que construíram esta plataforma. O que o Brasil pode produzir será produzido no Brasil. Temos capacidade para isso. Queremos que se produza cada peça no Brasil", declarou.

Plataforma - A P-56 é uma unidade do tipo semissubmersível e ficará ancorada a uma profundidade de 1.670 metros, interligada a 21 poços, dos quais 10 serão produtores de petróleo e 11 injetores de água. Idêntica à plataforma P-51, a nova unidade de produção integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é considerada um marco na indústria naval brasileira, uma vez que consolida a capacidade do país de construir plataformas desse porte em seu território. A P-56 alcançou o conteúdo nacional de 72,9%.

O contrato de construção da plataforma foi assinado em outubro de 2007 entre a Petrobras e o FSTP, consórcio integrado pelas empresas Keppel FELS e Technip. Para construí-la foram investidos US$ 1,5 bilhão e a obra gerou 4 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. A partir de junho, ela terá sua construção finalizada e passará pela etapa de testes e ajustes finais na Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis, e depois será rebocada até a Bacia de Campos. O início da produção no Campo de Marlim Sul está previsto para agosto.

Construída de forma modular, a P-56 é composta pelo deckbox (base do convés), casco e módulos. A empresa Kepppel FELS construiu, no estaleiro BrasFELS, os quatro módulos de processos e de utilidades.

P-56

Produção: 100 mil barris de petróleo por dia;

Compressão de gás: 6 milhões de m³ por dia;

Geração elétrica: 100 MW;

Profundidade de ancoragem: 1.670 m;

Dimensões: 125 m de comprimento, 110 m de largura, 137 m de altura;

Acomodações: 200 pessoas;

Peso Total: 54.658 ton;

Poços produtores: 10

(Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621