Primeira ação do Maranhão Profissional começará amanhã

16-05-2011 09:10

 

Começará amanhã (17) a primeira ação de qualificação do programa Maranhão Profissional, lançado na quarta-feira (11) pela governadora Roseana Sarney. Às 9h, será realizada a aula inaugural dos cursos de Elétrica, Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações e Eletrônica, simultaneamente, nos 10 Centros de Educação Tecnológica (Cetecmas) na capital e interior, por meio de videoconferência.

A aula inaugural será presidida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que estará no Cetecma da Praia Grande, em São Luís. Os secretários de Trabalho, José Antonio Heluy, e de Ciência e Tecnologia, João Bernardo Bringel, estarão presentes nos Centros Tecnológicos de Imperatriz e de Santa Inês, respectivamente.

Fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e a Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), estão sendo oferecidas 2.048 vagas para formação de profissionais nas ocupações de Elétrica, Eletrônica de Manutenção, Telecomunicações e Eletrônica.

As aulas serão ministradas nos Cetecmas localizados em São Luís, Imperatriz, Caxias, Santa Inês, Açailândia, Brejo, Pinheiro, Barra do Corda, Codó e Pedreiras. Na capital, os cursos serão ministrados em dois pólos - no Estaleiro Escola do Sítio do Tamancão (Área Itaqui-Bacanga) e no Cetecma Praia Grande (Rua Portugal).

A convocação das turmas foi realizada pela Setres, por meio das agências do Sine na capital e no interior. “Nosso banco de dados, que também reúne trabalhadores interessados em fazer cursos de qualificação profissional, foi nosso ponto de partida”, contou o secretário José Antônio Heluy. “Fizemos a seleção e o recrutamento desses candidatos e formamos cerca de seis turmas por pólo; cada turma com 32 alunos”, concluiu.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, João Bernardo Bringel, a escolha dos cursos se deu pela necessidade do mercado. “São cursos que atendem à necessidade de parte dos grandes projetos que estão se instalando no Maranhão”, esclareceu.

As salas de aula dos Cetecmas são equipadas com a tecnologia IPTV, um serviço de TV digital semelhante às redes de tevê por assinatura, que permite a interatividade entre as turmas dos 10 municípios - numa espécie de aula por videoconferência - além de contar com a presença de instrutores e coordenadores pedagógicos em cada turma.

Estão formadas turmas para os turnos matutino, vespertino e noturno, voltadas para qualificação de trabalhadores com idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e fora do mercado de trabalho.

Os educandos receberão material didático completo, além de ferramentas de trabalho para as aulas práticas. Os cursos têm duração estimada de seis meses e após a conclusão, os trabalhadores estarão aptos ao mercado, com encaminhamento para o trabalho planejado pela Setres. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621