Produção industrial cai

10-03-2012 09:39

A queda de 5,1 pontos na produção de janeiro de 2012 foi revelada na pesquisa da Fiema. Porém, há otimismo para os próximos seis meses no setor

Ontem, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) divulgou a Sondagem Industrial Maranhão. Segundo a mesma, a indústria maranhense seguiu a tendência nacional de queda. Os dados coletados na pesquisa apontaram que a produção industrial de janeiro retraiu em relação a dezembro de 2011. No entanto, o industrial maranhense permanece otimista com os próximos seis meses e projeta aumento do emprego de matéria- prima ainda no primeiro semestre deste ano.

No Maranhão, o indicador registrou 40,2 pontos neste primeiro mês do ano, 5,1 pontos a menos que em dezembro de 2011. No Brasil, o índice também caiu frente ao mês anterior, marcando 45 pontos em janeiro.

De acordo com a pesquisa, o resultado é amenizado pela comparação entre janeiro de 2010 e janeiro de 2011, meses em que ocorreram quedas mais intensas na produção da indústria maranhense, com registros de 33,1 e 35,8 pontos, respectivamente. Em todo o país, as indústrias de extração e transformação permanecem utilizando a capacidade instalada das suas empresas de forma abaixo do usual.

Como no Brasil, as indústrias locais registraram, no fim de janeiro, um estoque de produtos finais acima do planejado. Em nível nacional e Nordeste, o indicador foi de 52,7 pontos e, no Maranhão, 52,1 pontos. Se comparado ao mês de dezembro, houve redução de mão de obra na indústria maranhense, conforme índice de 42,4 pontos, bem como em nível Brasil (47,1 pontos). Índices abaixo da linha de 50 pontos indicam queda.

Por outro lado, as expectativas quanto a demanda melhoraram no Maranhão. O índice de 60,9 pontos, referente a fevereiro, mostra as indústrias com esperança em um aumento nos próximos seis meses, evolução de 4,4 pontos frente a janeiro. Positiva também é a expectativa de aumento de empregados (56,0 pontos) e na compra de matéria-prima (61,6 pontos).

A Sondagem Industrial do Maranhão é gerada a partir da pesquisa Sondagem Industrial da CNI, coordenada pela sua Unidade de Política Econômica. Vinte indústrias maranhenses participaram da sondagem de dezembro de 2011. Elas são dos setores de alimentos, bebidas, têxteis, vestuário, couros, química, limpeza e perfumaria, borracha, minerais não-metálicos, produtos de metal, outros equipamentos de transporte, móveis e indústrias diversas, cujos questionários foram aplicados de 01 a 14 de fevereiro de 2012. Maiores detalhes: www.cni.org.br. (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621