Produção industrial do Maranhão teve aumento em abril, aponta Fiema

01-06-2012 09:00

Dados são da Sondagem Industrial realizada pela Fiema, que também mostra absorção de mão de obra em todos os portes da indústria do estado.

A Sondagem Industrial do Maranhão registrou leve aumento da produção em abril frente a março. A pesquisa, que é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e captada nas indústrias de Extração e Transformação do estado, mostrou índice de 51,7 pontos. O resultado também é positivo quando comparado com igual período de 2011, que na ocasião registrou queda (44,3 pontos) na produção maranhense.

Assim como nos dois últimos anos, março ensaiou retomada da produção após primeiros bimestres fracos. Porém, nestes dois anos, a Sondagem Industrial registrou queda no índice que mede a produção da indústria.

Para 2012, no entanto, o resultado de abril mostrou que a indústria maranhense contrariou a oscilação anotada em 2010 e 2011 ao registrar os 51,7 pontos, enquanto no Brasil (45,3 pontos) e Nordeste (44,8 pontos) a tendência manteve-se abaixo de 50 pontos, sinalizando queda na produção.

O indicador de produção no estado foi influenciado pelas indústrias de Extração e Transformação de médio e grande porte, que utilizaram a capacidade instalada de forma acima do usual (55,4 pontos) para o mês de abril.

A Sondagem Industrial também mostra que houve absorção de mão de obra (56,8 pontos) em todos os portes da indústria do estado e os estoques de produtos finais em abril decresceram (46,6 pontos) ante a março, ficando abaixo do planejado (47,5 pontos), o que é mais um indicador de aumento na produção.

Quanto às perspectivas, o destaque é o retorno das exportações aguardado pelos industriários, seja no Maranhão (65,3 pontos), no Brasil (53,2 pontos) e Nordeste (51,2 pontos). É aguardado também aumento da demanda no Maranhão, conforme índice de 67,7 pontos, maior que o índice médio computado no estado: 65,82 pontos. Os indicadores para compra de matéria-prima (64,1 pontos) e admissão de mais mão de obra (61,3 pontos) acompanham a perspectiva de alta da demanda.

Sondagem - A Sondagem Industrial do Maranhão é feita mensalmente pela Fiema com base na pesquisa Sondagem Industrial da CNI. São pesquisadas indústrias do Maranhão dos setores de alimentos, bebidas, têxteis, vestuário, couros, química, limpeza e perfumaria, borracha, minerais não-metálicos, produtos de metal, outros equipamentos de transporte, móveis e indústrias diversas. Os questionários foram aplicados de 1º a 15 de abril deste ano. Para maiores detalhes, basta acessar o site da CNI, www.cni.org.br. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621