Programa de qualificação profissional é iniciado no Maranhão

21-03-2012 09:09

Aula inaugural reuniu alunos que serão qualificados pelo Senai e pela Petrobras para trabalhar na Refinaria Premium I.

Bacabeira - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MA) e Petrobras deram início ontem às aulas inaugurais do Programa de Qualificação Profissional, que irá capacitar 600 pessoas em Bacabeira, Rosário e Santa Rita, na área de Construção Civil.

O objetivo do programa é atender à demanda por mão de obra qualificada gerada pelas empresas que estão se instalando nos três municípios, em virtude das obras de construção da Refinaria Premium I. Os eventos, realizados ontem, às 10h, em Bacabeira, e às 16h, em Rosário. Hoje, às 9h, será realizada a terceira aula inaugural do projeto, desta vez no auditório da Prefeitura Municipal de Santa Rita.

O programa é fruto de um convênio assinado em janeiro entre Senai e Petrobras para formar armadores de ferragem, pedreiros de alvenaria e carpinteiros de forma, até agosto de 2012. "O Brasil ainda é um país muito deficitário em mão de obra capacitada, e sem essa parceria com o Senai, que é reconhecido por sua qualidade na qualificação de pessoas, ficaria muito complicado", frisou a gerente de Estruturação do Negócio da Refinaria Premium I da Petrobras, Luíza França.

"A Petrobras tem um pilar muito importante de Responsabilidade Social que é o de capacitar as pessoas que estão no entorno da sua obra, pois a educação, a capacitação ninguém tira da gente. Com esses cursos, vocês podem arranjar emprego em qualquer lugar. Isso é o que eu chamo de início da cidadania", disse a executiva durante o evento.

Convênio - Pelo convênio, serão treinadas 200 pessoas em cada um dos municípios divididos em seis turmas de Armador de Ferragens, 12 turmas de Carpinteiro de Formas e outras 12 turmas de Pedreiro oferecidas pelo Senai Maranhão. A carga horária das três capacitações é de 160 horas cada uma.

Em Bacabeira, mais da metade da turma é formada por mulheres, maioria na igreja do município, onde aconteceu a aula inaugural. "Estou preparada para o que vier. O importante é aproveitar essa chance", disse a jovem de 18 anos Josiane Santos Coelho.

O convênio Senai/Petrobras garante a cada um dos 600 participantes do curso uma bolsa concedida pelo Prominp - Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621