Programa Maranhão Profissional tem 78 mil alunos matriculados

11-10-2011 09:34

Cerca de 78 mil alunos matriculados em 637 cursos. Estes são os números do primeiro balanço das ações do Programa Maranhão Profissional, apresentados ontem, durante reunião do Conselho Deliberativo do programa, realizada no Palácio Henrique de La Rocque. O balanço refere-se ao período de maio, quando houve o lançamento do programa, até setembro.

O Programa Maranhão Profissional foi criado para atender à demanda dos empregos gerados a partir dos grandes investimentos que estão se instalando no estado e devem gerar 200 mil postos diretos de trabalho.

De acordo com o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, que na reunião foi eleito presidente do Conselho Deliberativo, os números alcançados são bastante significativos. “Temos uma meta a ser alcançada, que é formar uma mão de obra de 400 mil pessoas. Estamos vendo que o programa está se materializando em números e os resultados alcançados são muito importantes”, observou Macedo.

Resumo de ações - Além dos números, o coordenador-executivo do Maranhão Profissional, professor Fernando Lima, apresentou um resumo das ações realizadas como reuniões técnicas com todos os parceiros do programa (Senai, Senac, IFMA, Sebrae-MA, Senar e Uema), além de reuniões com empresas privadas e ONGs que realizam cursos profissionalizantes no estado.

Entre as ações, citou o lançamento dos cursos da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) e a criação do grupo de trabalho para planejamento das ações de educação profissionalizante para 2012.

“Fizemos a readequação das grades de ofertas de diversos parceiros envolvidos para atender ao programa”, ressaltou Lima.

Segundo o balanço, os cursos oferecidos até momento somam uma carga horária total de 661.648 horas/aulas divididas nos mais de 687 cursos oferecidos pelo programa. Auxiliar de cozinha, auxiliar de máquina motriz, armador de ferragens, comandos hidráulicos, eletrotécnica, pedreiro, carpinteiros, técnico em eletromecânica, técnico em mecânica, técnico em saneamento ambiental são alguns dos cursos oferecidos em diversos municípios maranhenses, entre os quais Balsas, Bacabal, Açailândia, Barreirinhas, Caxias, Coelho Neto, Bacabeira, Imperatriz e outros.

Nas próximas etapas, o Maranhão Profissional prevê a criação do observatório permanente da demanda do mercado de trabalho e oferta de educação profissionalizante, a criação de um selo de empresa parceira do Maranhão Profissional e ampliação da rede Univima de educação profissionalizante.

Para o secretário do Trabalho, Antônio Heluy, o Maranhão Profissional é um programa contínuo que chega a uma etapa crucial, que é a oferta dos profissionais qualificados ao mercado de trabalho. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621