Programa vai instalar mais 23 mil cisternas no Maranhão

31-03-2012 08:53

Reservatórios subterrâneos de água potável fazem parte do Programa Água para Todos.

O Maranhão terá mais 23 mil cisternas. A afirmação é do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Guilherme Almeida, que esteve em reunião quarta-feira (28) com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo. Os reservatórios fazem parte do Programa Água para Todos no Maranhão. Almeida disse, ainda, que está prevista para o mês de junho a instalação da 8ª Superintendência da Codevasf no estado.

A reunião aconteceu no gabinete da presidência da Codevasf, em Brasília. Também participaram do encontro o coordenador nacional do Programa Água para Todos, Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira, e o superintendente de Promoção e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Sagrima, José de Ribamar Rodrigues Pereira.

Cláudio Azevedo, que também é coordenador estadual do Programa Água para Todos, destacou que, com a liberação de mais 23 mil, ao todo já estão garantidas 27.402 cisternas de polietileno, com capacidade para armazenar 16 mil litros de água captadas das chuvas.

“Nós viemos a Brasília discutir com a Codevasf a execução do Programa Água para Todos, que, além das cisternas, prevê também a construção de pequenas barragens, kits de irrigação e outras ações voltadas para a produção agrícola”, explicou o secretário de Agricultura.

A Codevasf, em parceria com o governo estadual, deu início à instalação das 4.302 cisternas no dia 1º deste mês, quando foi instalada a primeira do programa, no município de Matões do Norte. A ação será executada nos 149 municípios que estão na área de abrangência das bacias hidrográficas dos rios Mearim, Parnaíba e Itapecuru-Mirim, localidades de atuação da Codevasf.

Beneficiadas - Estão sendo beneficiadas as famílias que estão em situação de pobreza extrema e que fazem parte do Cadastro Único do Governo Federal (Cadun). Em uma primeira etapa, o programa instala cisternas para o consumo humano, com água armazenada das chuvas, permitindo às famílias mais tranquilidade no período da seca com a utilização da água para higiene pessoal e preparo dos alimentos. A segunda etapa prevê o armazenamento da água para a produção de alimentos.

Durante a reunião, o coordenador nacional do programa elogiou a atuação do governo estadual na implantação do Água para Todos no Maranhão. “Em Matões do Norte, percebemos que houve um envolvimento da sociedade e da Prefeitura, com a Sagrima capitaneando a implantação do programa e é uma experiência que deve ser levada para todos os municípios”, afirmou.

Os municípios maranhenses que não estão na área de atuação da Codevasf serão atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que firmou convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social, órgão que também executa as ações do Programa Água para Todos.

Saiba mais

- O prédio do antigo Instituo Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), localizado no Parque do Bom Menino, já está sendo reformado para sediar a 8ª Superintendência da Codevasf no Maranhão.

- O número de funcionários vai depender da demanda das ações.

- A instalação da Codevasf vai contribuir para o fortalecimento do setor agropecuário. Atualmente, a Codevasf possui superintendências nos estados de Minas Gerais, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia - onde há duas superintendências. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621