Programa Água para Todos se expande no Maranhão
Programa desenvolvido pela parceria do Governo do Estado com a Codevasf e prefeituras beneficiará, inicialmente, 149 municípios.
São Mateus - A primeira cisterna do Programa Água para Todos em São Mateus foi instalada semana passada no povoado Vai Quem Quer, distante 3km da sede do município. Serão instaladas 740 cisternas com capacidade para armazenar 16 mil litros de água captada das chuvas.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, que também é coordenador estadual do Programa Água para Todos, participou da instalação da primeira cisterna, ao lado do superintendente da 7ª Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Valdiney Bezerra, e do prefeito de São Mateus, Francisco Rovélio.
São Mateus é o segundo município maranhense a receber o Programa Água Para Todos e o que receberá o maior número de cisternas. Matões do Norte já recebeu as primeiras cisternas do programa no Maranhão. Em São Mateus, a previsão é que as instalações aconteçam entre 90 e 120 dias, em 35 comunidades rurais.
No Maranhão, o programa contemplará, inicialmente, a instalação de 27 mil sistemas de captação de água, abrangendo os 149 municípios inseridos na área de atuação da Codevasf (bacias dos rios Parnaíba, Itapecuru e Mearim), por meio de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), prefeituras e a Codevasf.
Os outros 68 municípios maranhenses serão atendidos por um convênio assinado entre o Governo do Maranhão e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), órgão federal que também executa o Água para Todos.
O secretário Cláudio Azevedo ressaltou a importância do programa nas comunidades rurais. “Esse é um programa de abrangência enorme que está assistindo o homem do campo, garantindo mais qualidade de vida”, avaliou.
Valdiney Bezerra explicou que o programa está auxiliando as comunidades rurais e melhorando o cotidiano nas comunidades do interior. “A ação possibilita o acesso a água em áreas rurais para consumo humano e para a inclusão produtiva, por meio da captação de água da chuva. É um dos benefícios do Programa Água Para Todos”, comentou.
Produção - Nesta primeira etapa do programa, a água acumulada nas cisternas será utilizada para consumo humano e para o preparo dos alimentos. A água das chuvas é captada por meio de calhas instaladas nas casas.
Na segunda etapa, a parceria da Sagrima com a Codevasf no Programa Água para Todos inclui outras frentes de ação, entre elas a instalação de pequenas barragens, açudes, cisternas de produção, além da utilização da água para o funcionamento de sistemas de irrigação que serão aproveitados nas áreas de plantios, gerando renda e segurança alimentar para as famílias de agricultores que moram na zona rural.
No Maranhão, a demanda para este ano é de 2.958 poços, 1.858 barragens e açudes e 4.222 barracões de produção. O coordenador executivo do Programa Água para Todos, Raimundo Abreu, disse que a água captada na segunda etapa será utilizada na produção agrícola.
“A água será utilizada, por exemplo, no plantio de frutas e hortaliças, criação de peixes e de outros animais, tais como galinhas caipiras, ovinos e caprinos, gerando mais renda e segurança alimentar e nutricional para as famílias beneficiadas”, explicou Raimundo Abreu.
Para o prefeito de São Mateus, a inclusão do município no programa dá às comunidades rurais a possibilidade de um melhoramento na produção agrícola. “O programa, além de dar mais qualidade de vida, possibilitará também a eles uma produção agrícola” disse.
Participação da comunidade
O presidente do Comitê Gestor Municipal, Marcone Zuza, ressaltou o trabalho realizado com a comunidade. Ele explicou que é por meio do comitê que a população acompanha o andamento dos trabalhos e detecta o nível de satisfação de cada beneficiado.
O comitê é composto por representantes da Prefeitura, de sindicatos dos trabalhadores rurais, associações rurais, igrejas e pastorais. Além disso, no decorrer da execução do programa, poderão ser convidados outros representantes locais para fazer parte da entidade.
Maria Cláudia Orlando de Sousa, 26 anos, moradora do povoado Vai Quem Quer, e responsável por uma das cisternas, fala com alegria e satisfação de ser uma das beneficiadas com a instalação do programa. “Agora, vou poder ter água para cozinhar, beber e fazer os asseios dos meus filhos sem precisar carregar lata d’água na cabeça”, comemorou a agricultora.
Para ser a responsável pela cisterna, Maria Cláudia e todos os beneficiados com o Programa Água para Todos, tiveram que passar por um curso de gestão de água para o uso adequado da cisterna, ministrado por técnicos da Codevasf.
Números
2.958 é o número de poços que serão construídos no Maranhão este ano.
1.858 é o número de barragens e açudes a serem construídos este ano no estado.
4.222 barracões de produção deverão ser construídos este ano no Maranhão. (Fonte: O Estado do Maranhão)