Programa da Secretaria de Portos para resíduos chega ao Porto do Itaqui

18-04-2012 08:36

 

Projeto visa implantar políticas de manejo sustentáveis no setor portuário nacional

O programa Conformidade Gerencial de Resíduos Sólidos e Efluentes dos Portos, criado pela Secretaria de Portos da Presidência de República (SEP-PR), chega hoje ao Porto de Itaqui, o sétimo do Nordeste a ser visitado. A equipe de pesquisadores estará no porto para a apresentação do programa, criado para identificar resíduos em 22 portos brasileiros, além de ministrar treinamento das equipes de campo. Este programa está contemplado nas ações do PAC 2, com recursos de R$ 16 milhões.

Os pesquisadores são do Programa de Planejamento Energético (PPE) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig), ambos ligados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Esta primeira fase de diagnóstico terá duração de um ano e ao fim deste prazo trará não apenas soluções para melhor coleta e gestão dos resíduos deixados pela operação portuária como sugestões para seu uso comercial. Para fazer este diagnóstico, os pesquisadores do PPE e do Ivig contam com a parceria de profissionais locais, por meio de uma rede de competências formada por profissionais de universidades federais, institutos de pesquisas e consultorias especializadas.

Para o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, o trabalho traz ganhos diversos para o país, que passa a tratar seus resíduos adequadamente e oferece às universidades possibilidade de novos conhecimentos, que certamente trarão desdobramentos científicos relevantes. O diretor da SEP, Antonio Maurício Ferreira Netto, acrescenta que este programa é uma política de Estado, que pretende incorporar aos portos ações e procedimentos sustentáveis para que possam conviver mais harmonicamente com as cidades e regiões onde estão inseridos.

O trabalho começou no ano passado nos Portos do Rio de Janeiro e Itaguaí (RJ). Este ano, as atividades foram iniciadas em seis portos nordestinos: Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife e Suape (PE), Cabedelo (PB) e Maceió (AL) e nos Portos de Paranaguá (PR), Santos (SP), Rio Grande (RS), Belém e Vila do Conde (PA). Até este mês, todos os 22 portos terão iniciado o programa.

Execução - O programa contempla ainda os seguintes portos: Salvador, Aratu e Ilhéus (BA); São Sebastião (SP); Vitória (ES); São Francisco do Sul, Itajaí e Imbituba (SC). O professor Marcos Freitas, coordenador do PPE, explica que o trabalho identificará todos os resíduos e efluentes gerados nos portos e indicará as boas práticas para a sua gestão, elevando o Brasil a um padrão internacional no cumprimento de normas nas áreas de meio ambiente e vigilância sanitária e agropecuária. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621