Projeto da Termelétrica MPX Parnaíba II é apresentado durante audiência pública

18-06-2011 09:23

 

Em audiência pública no município de Capinzal do Norte, foi apresentado o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), do Projeto da Usina Termelétrica MPX Parnaíba II. Na oportunidade, foram detalhados aspectos da sustentabilidade existente no projeto da usina, com base em estudos de impacto ambiental e seus efeitos positivos e negativos, com apresentação de um diagnóstico e avaliação. A audiência foi presidida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

Para o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Israel Ferreira, que representou o Governo do Estado, disse que a apresentação é importante para o município e para o estado. “O governo está preocupado em ouvir as demandas do município, visando à preparação deste para o desenvolvimento, já que a prioridade do projeto da MPX é contratar mão de obra local para as diferentes fases do projeto”, afirmou.

A Usina Termelétrica MPX Parnaíba II é a segunda fase do complexo de geração termelétrica a gás natural que a MPX pretende implantar em Santo Antônio dos Lopes, na Região do Médio Mearim. O empreendimento terá capacidade de geração de energia de 1.859 MW, utilizando como combustível o gás natural. Vai gerar energia equivalente à consumida por mais de três milhões de casas por ano. Essa energia será produzida com base no gás natural retirado do subsolo e enviada por meio de dutos para a termelétrica.

Participaram da audiência a gerente de Licenciamento da Engenharia de Recursos Naturais (ERN), Ana Paula Costa; representando a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema); a secretária da assessoria jurídica, Adriana Arouche, e a analista ambiental, Kiara Mesquita; o diretor de Projetos de Sustentabilidade da OGX, Bruno Shevalié; e representando a MPX, o gerente de Responsabilidade Social e Ambiental, Roberto Brito, e o especialista em Energia, Marcelo Bassi.

Durante a construção da MPX Parnaíba II, serão gerados 1.000 empregos diretos e 3.000 indiretos. Já durante a fase de operação serão 120 empregos diretos e 800 indiretos, um total de 4.920 vagas, colaborando para o desenvolvimento do comércio local e serviços regionais no Maranhão.

Saiba mais

Benefícios da usina termelétrica MPX Parnaíba II

- Geração de empregos;

- Estímulo à implantação de novas indústrias na região, com todos os benefícios econômicos e sociais;

- Maior circulação de renda: aquecimento do comércio e serviços;

- Aumento da oferta regional de energia;

- Garantia de energia com qualidade e confiabilidade para o país;

- Contribuição para o desenvolvimento local e regional de forma sustentável;

- Compromisso Socioambiental

 (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621