Projeto brasileiro, cargueiro Vale Brasil será tema de palestra na USP

08-06-2011 09:15

 

SÃO PAULO - O projeto brasileiro da maior embarcação de transporte de minério do mundo, o Vale Brasil, primeiro de uma série de 35 que integram a classe Valemax, será um dos temas da palestra "Desafios da engenharia naval brasileira", que será ministrada pelo engenheiro naval Tomazo Garzia Neto, hoje, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Formado na Escola Politécnica da USP na turma de 1973, Tomazo Garzia Neto é diretor da Projemar, com sede no Rio de Janeiro (RJ), empresa responsável por toda a concepção do navio.

Encomendado pela Vale, o navio entrou em operação no mês passado, com o primeiro embarque de 391 mil toneladas de minério de ferro no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís (MA). O Vale Brasil tem 362 metros de comprimento, maior que a torre Eiffel (Paris, França), ou o equivalente a quase 20 caminhões carreta enfileirados.

Valemax - O Vale Brasil é o primeiro da nova frota. A embarcação foi encomendada ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, na Coreia do Sul, e faz parte de uma encomenda de sete navios da Vale ao estaleiro coreano, com investimento de US$ 748 milhões.

A Vale também possui encomenda de 12 navios com capacidade de 400 mil toneladas ao estaleiro Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries, na China. Os navios em construção no estaleiro chinês devem ser entregues até 2013 e somam um investimento de US$ 1,6 bilhão.

Além dos 19 navios próprios de 400 mil toneladas, a Vale terá, ainda, outros 16 navios com as mesmas dimensões, com operação exclusiva para a empresa em contratos de longo prazo assinados com empresas armadoras parceiras. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621