Projeto de uso de fibras óticas vai ser implantado no Maranhão

08-04-2012 12:08

 

Utilização das linhas digitais será feita mediante assinatura de convênio entre o Governo do Estado e a Eletronorte para a cessão da fibra ótica.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) apresentou, na semana passada, um projeto de uso de fibras óticas para interligar o Maranhão por meio de rede de infovia (linhas digitais que trafegam dados das redes eletrônicas) de alta velocidade ao chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva. Entre os benefícios estão a inclusão digital nas áreas mais carentes e a educação a distância.

A reunião foi realizada no Palácio dos Leões e contou com a presença dos secretários de Estado Maurício Macedo (Indústria e Comércio), Aluísio Mendes (Segurança Pública) e Olgão Simão (Sectec); do superintendente da Eletronorte, Edmilson Irineu Carneiro; e dos secretários adjuntos da Sectec, Osvaldo Saavedra (Ciência e Tecnologia) e José Torres (Univima) e de técnicos da Eletronorte e do Estado.

Depois de analisar o projeto, o Governo do Maranhão deverá assinar um convênio com a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), que dará apoio na cessão de parte da fibra ótica existente, em toda a extensão da linha de transmissão da empresa que corta o estado. Outras secretarias de Estado também se tornarão parceiras no acordo conduzido pela Sectec.

A proposta da Sectec representa um conjunto de recursos da rede de infovia da Eletronorte, que será utilizado para interligar, conectar, processar, controlar e compatibilizar as transmissões de informações e disponibilizar serviços em meio eletrônico, com o objetivo de propiciar a aproximação entre o estado e o cidadão.

"O projeto vai favorecer muito a população porque dará agilidade nas ações do Estado nas áreas de educação, saúde, segurança pública, entre outras. Vamos nos empenhar para que esse sistema seja implantado o mais rápido possível no Maranhão", disse o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva.

Educação - Segundo a secretária Olga Simão, a infovia permitirá a oferta de vários serviços como telemedicina, vídeoconferências internas no estado e, principalmente, a inclusão digital de baixo custo. "Uma equipe da Eletronorte elaborará, até o fim do mês, com técnicos da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o projeto de implementação para posterior assinatura do convênio, que muito ajudará na educação a distância, só para citar um exemplo, pois as vantagens do uso da fibra ótica são inúmeras", completou.

O superintendente institucional regional da Eletronorte, Edmilson Carneiro, disse que o convênio de cooperação técnica visa incrementar também as comunicações por meio da internet no estado do Maranhão, mediante o compartilhamento da infraestrutura de telecomunicações sobre fibras ópticas da Eletronorte, que possibilitará ainda a interligação entre os principais órgãos do estado.

"Queremos compartilhar com o Governo do Estado a fibra ótica que se encontra ociosa, possibilitando internet mais ágil de alta velocidade que poderá ser utilizado por toda estrutura do governo", afirmou Edmilson Carneiro.

Segurança - A rede de infovia do governo poderá inclusive impulsionar o programa de implantação de um sistema de videomonitoramento de vias públicas da Grande São Luís com a instalação de 100 câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, que contarão com tecnologia HDTV, que propicia uma qualidade de imagem excelente, semelhante ao que se vê na televisão.

O convênio entre o Governo do Maranhão com a Eletronorte, que está sendo conduzido pelo Sectec, possibilitará uma conexão à internet com velocidade superior ao padrão das linhas telefônicas convencionais (56 Kbps - kilobits por segundo), o que permitirá transmitir dados com muito mais rapidez e manter o usuário permanentemente conectado à web.

Saiba mais

O que é fibra ótica

Uma fibra ótica é composta de material dielétrico (sílica ou plástico), com uma longa estrutura cilíndrica transparente e flexível, podendo ser microscópica (comparável a um fio de cabelo). A estrutura cilíndrica básica da fibra óptica é formada por uma região central chamada de núcleo, envolta por uma camada também de material dielétrico chamado casca.

Para realizar a transmissão de dados em uma fibra ótica, é preciso utilizar equipamentos especiais que contenham um fotoemissor, ou seja, um aparelho que possa transformar sinais elétricos em pulsos de luz. Assim, os pulsos de luz passam a representarem valores digitais binários correspondentes aos dados. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621