PT assume o comando do governo maranhense pela primeira vez na história

28-10-2011 09:40

Governadora tirou licença e o vice Washington Oliveira está no comando.

O vice-governador Washington Oliveira (PT) assumiu ontem o Governo do Estado por um período de 10 dias. A governadora Roseana Sarney (PMDB) se afastou para tratar de questões pessoais, período que aproveitará para realizar uma cirurgia ocular. A ascensão de Oliveira é histórica por ser a primeira vez que o PT assume o comando central do Maranhão. O governador em exercício dará este simbolismo partidário ao período em que estará à frente do estado.

No período de exercício do governo, Washington Oliveira tem poderes plenos para tomar qualquer decisão de Estado, embora ele próprio já tenha declarado que "manterá a rotina administrativa". Na condição de governador, ele já participa hoje do ato de assinatura do pacto salarial entre a secretaria estadual de Educação e o Sindicato dos Professores da Rede Estadual (Sinproesemma).

Roseana licenciou-se desde ontem da chefia do Executivo, mas o vice-governador decidiu efetivar só a partir de hoje o comando do estado. "Neste período, também já havia assumido alguns compromissos que pretendo cumprir. Já tenho a representação do governo em vários momentos, mas é a primeira vez de forma oficial, e quero exercê-lo plenamente", disse ontem o governador em exercício, durante a solenidade de lançamento da segunda etapa do programa Luz para Todos.

Também presente à solenidade, Roseana ressaltou que vai tratar de assuntos pessoais. Questionada por jornalistas, revelou que vai corrigir um problema no olho, resultado da cirurgia de correção de um aneurisma há dois anos. "É só um pequeno problema. Possivelmente precisarei fazer a cirurgia. Desejem-me sorte", brincou a governadora.

O próprio Washington Oliveira também deverá viajar na semana que vem para tratar de assuntos pessoais. Neste caso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), também passará dois dias no comando do estado. Melo fica no exercício do mandato até quinta-feira, quando devolve o posto para Washington Oliveira. Roseana Sarney reassume o governo no dia 7 de novembro.

O período efetivo de governo inédito do PT será de quatro dias úteis, levando em consideração os fins de semana e o feriado nacional de Finados. Isto porque, mesmo com o ponto facultativo decretado para os servidores estaduais, o governo funciona normalmente - situação considerada também para os dois fins de semana do período de interinidade.

Abrindo o jogo: Washington Oliveira

O Estado: Qual a expectativa para assumir o comando do Maranhão?

Washington Oliveira: A governadora já me delegou o poder de representação do Estado em várias oportunidades, mas é a primeira vez que assumo oficialmente. E isto tem um significado importante.

O Estado: E qual é este significado?

Washington: É preciso ressaltar que é a primeira vez que o PT chega ao comando do Executivo no Maranhão. E isto tem uma simbologia muito forte. Eu faço questão de ressaltar a importância histórica deste fato envolvendo o meu partido.

O Estado: E em termos efetivos, como o senhor se conduzirá?

Washington: O governo estará sendo exercido por mim em um período de feriado. E também vou ter que me ausentar do estado em uns compromissos já assumidos. Então, serão três ou quatro dias efetivos. Neste período, darei continuidade à rotina administrativa da governadora.

O Estado: Mas não haverá nenhuma ação representativa da sua passagem?

Washington: Neste período, quero chamar lideranças sindicais e representantes de entidades sociais, que representam a base do partido, para reuniões no palácio. Serão atos simbólicos, mas significativos da presença do PT no governo. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621