Qualidade do ar vai melhorar em 2012

25-12-2011 15:44

Petrobras adotará novo sistema na produção de óleo diesel, visando reduzir as partículas de enxofre e, assim, melhorar o ar

RIO - O próximo dia 1º será um marco para a melhoria da qualidade do ar que se respira no Brasil. No primeiro dia do ano, a Petrobras passará a oferecer um óleo diesel menos poluente, com 50 partículas de enxofre por milhão (ppm), o S-50. Com isso, o Brasil se junta a Estados Unidos e diversos países da Europa, além de Chile e Colômbia, que já utilizam o combustível. E, a partir de 2013, a redução das emissões vai aumentar ainda mais, já que a estatal vai passar a oferecer o diesel 10, que substituirá o S-50. Em 2014, o mercado terá apenas dois tipos de diesel: o S-500 no interior (para motores mais antigos) e o S-10 nas regiões metropolitanas.

Os efeitos no meio ambiente não serão sentidos de imediato, porque o S-50 só reduz drasticamente as emissões de enxofre se usado em veículos com motor do tipo Euro 5, que passarão a ser fabricados no país também a partir do dia 1º. O novo combustível pode ser usado em veículos com motores Euro 3, como os já em circulação, mas a redução de emissões nesse caso é de apenas 10% a 15%.

“O diesel 50 pode ser utilizado em qualquer veículo, mesmo os fabricados antes de 2012. Obviamente, não terá o mesmo benefício ambiental”, destaca o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

O S-50 reduz as emissões de material particulado (enxofre) em 80% e os óxidos nitrosos (NOX) em 98%. Segundo Costa, além do motor Euro 5, o S-50 só dará os resultados esperados de redução das emissões se também for utilizado em veículos pesados, como caminhões e ônibus, um agente específico, em um tanque próprio, no catalisador.

Venda - O S-50 já é vendido em nove regiões metropolitanas para abastecer as frotas de ônibus do transporte público. A Petrobras começou a oferecê-lo em 2009 para as frotas de ônibus do Rio de Janeiro e de São Paulo. Depois, de forma gradativa, chegou às regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza, Belém, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre. Este ano, chegou à Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos. Nas demais regiões metropolitanas, é vendido o diesel S-500. No interior, o S-1.800.

A subsecretária de Economia Verde do Rio de Janeiro, Suzana Kahn, ressalta que é muito importante o Brasil se igualar aos países desenvolvidos em termos de melhoria da qualidade do ar: “O mais importante é que, com isso, a gente começa a se aproximar das tecnologias mais modernas, convergindo para a última palavra em tecnologia de motores.

Mais

A Petrobras estima que a frota atual de veículos pesados, principalmente caminhões a diesel, é de 2,3 milhões e que, em 2012, devem entrar no mercado cerca de 170 mil veículos fabricados com o Euro 5. Por isso, a estimativa inicial da estatal é de que em 2012 a demanda do S-50 seja de cinco bilhões de litros. Já o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis, Alísio Vaz, estima que a demanda no primeiro ano será de dois bilhões a três bilhões de litros. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621