Qualificação para refinaria começará pela construção

21-01-2011 15:35

Os cursos de qualificação profissional nas áreas de pedreiro, armador e carpinteiro, voltados para a fase de construção da refinaria Premium I da Petrobras, deverão ter início no dia 15 de fevereiro. Os cursos serão oferecidos nos municípios de Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Morros, Icatu e São Luís.

O início dos cursos foi discutido esta semana, em São Luís, entre técnicos das secretarias estaduais do Trabalho (Setres)e de Indústria e Comércio (Sinc), do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) e do Ministério do Trabalho. Também participaram das discussões representantes dos municípios da área de influência da refinaria e das empresas que ministrarão os cursos.

A previsão é de que cerca de 7 mil trabalhadores sejam qualificados para essas ocupações, embora a previsão inicial para este ano já seja de 800 educandos, com possibilidade real de contratação de pelo menos 30% deste total.

De acordo com o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, o Governo do Estado acompanhará a realização dos cursos. Ele garantiu a exclusividade de encaminhamento de trabalhadores que vão operar nas obras civis da fábrica. “Temos compromisso firmado com o consórcio, que garantiu atenção total às demandas dos maranhenses e das comunidades sob influência direta do empreendimento”, enfatizou.

Nos próximos dias, a Setres divulgará o calendário de inscrições dos cursos em Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Morros, Icatu e São Luís. Na capital, os interessados poderão se inscrever na agência do Sine, na Rua da Paz.

Mais

Em reunião com a Prefeitura de Bacabeira, a Setres apresentou a necessidade de instalação de uma agência do Sine no município para atender a uma das principais demandas das comunidades do entorno da refinaria, que é a transparência na hora de contratar a mão-de-obra local.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17692, Economia – pág. 06 e CORREIO DE NOTÍCIAS, Ed. 704, Geral – pág. 05)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621