Refinaria ajudará o Brasil a não importar derivados

19-11-2010 11:37

A Petrobras busca acabar com as importações de petróleo a partir de 2014. A expectativa é do diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, para quem o início do refino do petróleo do pré-sal e as novas refinarias, entre elas a Premium I - que a estatal está construindo no município de Bacabeira, no Maranhão -, acabará com a necessidade de compras externas.

Em relação aos derivados, Costa ressaltou que o país deverá se tornar auto-suficiente em até quatro anos. "Com as novas refinarias, o plano é tornar o país auto-suficiente em derivados em 2013 ou 2014", explicou, acrescentando que em 2014 a empresa poderá exportar cerca de 800 mil barris de petróleo por dia. "Essa estimativa não considera a produção das áreas incluídas na cessão onerosa", destacou.

Segundo ele, as importações poderão se tornar desnecessárias, se a estatal tiver sucesso nos testes para produção de lubrificantes a partir do óleo produzido em Tupi, na bacia de Santos. Com relação aos derivados, a projeção é válida caso a economia brasileira cresça na média verificada nos últimos cinco anos e o crescimento do mercado continuar seguindo a tendência de ficar abaixo do avanço do Produto Interno Bruto.

Ele lembrou que o crescimento do mercado de derivados este ano está acima do avanço do PIB do país. Segundo Costa, o mercado de gasolina subiu 18% entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com igual período de 2009, enquanto a demanda por querosene de aviação cresceu 15% e o mercado de diesel avançou 10%.

Para ele, caso o comportamento do mercado este ano se repita nos próximos anos, a construção das refinarias previstas no plano de negócios 2010-2014 poderá não ser suficiente para garantir o abastecimento de derivados no mercado nacional em 2020 e a projeção de exportação de derivados a partir de 2014 poderá não se concretizar.

Vital - A refinaria de Bacabeira é considerada vital para a expansão do programa de exportação do petróleo brasileiro. Hoje, a capacidade de refino do petróleo no Brasil é de 2 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) e até 2020 a Petrobras quer ampliar essa capacidade para 3,2 milhões bpd.

Isso significa que somente Bacabeira, com os 600 mil bpd que serão processados, será responsável por 50% desse aumento.

Mais

Em instalação no município de Bacabeira, a refinaria Premium I do Maranhão, orçada em R$ 40 bilhões, é uma das quatro novas que a Petrobras está construindo na região Nordeste, cuja capacidade de processamento equivale a um terço de todo o petróleo produzido hoje no país. (Ed. 17.629; Primeiro Caderno; Economia - pág. 10)

 

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621