Refinarias do MA e CE só devem produzir em 2018

13-07-2012 14:39

 

O início da produção das refinarias Premium 1 e 2 – no Maranhão e no Ceará, respectivamente – só deverão ocorrer entre o final de 2017 e meados de 2018. A informação foi divulgada pela Petrobras.

O fim do suspense acerca do cronograma do projeto cearense terminou na quarta-feira, com um comunicado da Petrobras. Na terça, a empresa havia informado o cronograma da refinaria maranhense.

Segundo a Petrobras, o cronograma da Premium 2, unidade de refino com capacidade para processar 300 mil barris/dia, está atrelado à solução tecnológica a ser adotada na refinaria.

A empresa, no entanto, não divulgou detalhes de quais rotas tecnológicas estariam em análise. O projeto da refinaria está em avaliação para “adequação aos parâmetros internacionais de preço, prazo e uso de tecnologia padronizada”, segundo a Petrobras.

A refinaria do Ceará terá capacidade de processar 300 mil barris de petróleo por dia e produzirá, na devida proporção, 63,5% do total de óleo diesel 10 ppm, 15,3% de nafta petroquímica, 12,6% de Querosene de Aviação (QAV), 2,8% de coque (2,8%) e 1,6% de óleo bunker, combustível utilizado em embarcações.

Os detalhes sobre a unidade a ser construída no município de Caucaia, no Complexo Industrial e Portuário de Pecém, foram relevados pela companhia após encontro da presidente Maria das Graças Silva Foster com o governador Cid Gomes. Durante o encontro, a executiva da Petrobras destacou a importância da refinaria Premium II para o atendimento do mercado interno de derivados de petróleo. A estatal prevê que a demanda de combustíveis estimada para 2020 é de aproximadamente 3,4 milhões de barris por dia, em linha com patamar de 3,32 milhões de barris diários divulgado anteriormente pela companhia.

Expansão - Em dois dias, a Petrobras divulgou detalhes de dois dos quatro projetos de refinaria em construção no Brasil. Ontem, a estatal informou que o projeto da Refinaria Premium I, no Maranhão, deverá entrar em operação entre o segundo semestre de 2017 e meados de 2018 - mesmo cronograma da unidade cearense. A segunda fase da unidade iniciará produção entre o final de 2020 e meados de 2021. Cada fase, chamada de trem, terá capacidade para processar 300 mil barris diários de petróleo.

Além dos dois projetos chamados de Premium, a Petrobras pretende concluir em novembro de 2014 a construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Já o projeto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) permanece sem data definida. (Fonte: Jornal Pequeno)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621