Reparos no Vale Beijing vão começar ainda esta semana

24-01-2012 09:24

Mergulhadores foram contratados para soldar as rachaduras nos tanques de lastro do navio, fundeado a 60 km de São Luís.

A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) informou que os reparos no navio Vale Beijing devem começar nesta semana. O cargueiro está fundeado na Baía de São Marcos, a 60 km da costa de São Luís, depois de um acidente ocorrido no início de dezembro de 2011 durante operação de carga de minério de ferro no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM). O casco da embarcação sofreu rachaduras na área do tanque de lastro na popa (traseira). De acordo com a CPMA, um grupo de mergulhadores vai soldar as rachaduras, um conserto provisório, para que o navio possa navegar.

Segundo a CPMA, o navio está carregado com 260 mil toneladas (t) de minério de ferro. A capacidade total de carga é de 390 mil/t. Até amanhã (25), de acordo com o Capitão dos Portos, Jair dos Santos Oliveira, deve ser concluído o remanejamento de grande parte da carga do porão 7, localizado próximo à popa do navio, para os porões 3 e 5. No porão havia 57 mil/t de minério e está prevista a redistribuição de 39 mil/t. Cerca de 6,5 mil/t de óleo combustível (bunker) foram retirados da embarcação nas últimas duas semanas, como precaução a um possível acidente ambiental, caso ocorresse naufrágio, um risco até agora minimizado pelas autoridades marítima e ambiental locais.

Com o remanejamento da carga do porão 7, o desnível (derrabamento) da popa em relação à proa (parte frontal), que era de 4 metros (m) quando do acidente nos tanques de lastro e chegou a 2 m na sexta-feira (20), atualmente está próximo da normalidade, segundo o Capitão dos Portos.

A CPMA informou também ainda que enviará uma equipe técnica ao navio para verificar as condições de navegabilidade, assim que forem concluídos os reparos nos tanques de lastro.

Os reparos serão feitos em duas rachaduras, uma de cada lado do casco do navio, com dimensões idênticas, de 60 cm de comprimento por 10 cm de largura, segundo constatou uma comissão de deputados da Assembléia Legislativa do Estado, durante inspeção feita no navio no dia 5 deste mês, acompanhados por representantes da empresa proprietária do navio, a STX Pan Ocean, e da CPMA.

Segundo o Capitão dos Portos, o Vale Beijing, afretado à mineradora Vale, caso seja liberado para navegação, será levado para um porto, ainda não definido pela companhia, para descarga e, posteriormente, transportado até um estaleiro naval, também ainda não divulgado, onde será realizado o conserto definitivo da avaria nos tanques de lastro.

Números

361 Metros de comprimento tem o navio Vale Beijing

390 Mil toneladas de carga é a capacidade total do navio. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

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