Reservas provadas da Petrobras podem dobrar em 5 anos, diz Gabrielli

22-03-2011 14:55

 

RIO - A Petrobras pode dobrar as reservas provadas de petróleo dentro de quatro ou cinco anos, com a declaração de comercialidade do pré-sal. Excetuando-se companhias 100% estatais, a empresa passaria a ter a maior reserva do mundo.

Atualmente, a estatal brasileira possui 15 bilhões de barris de reservas. São produzidos cerca de 800 milhões de barris de petróleo por ano.

Além disso, a Petrobras conta com um total de 10 bilhões a 16 bilhões de barris de óleo recuperável já identificados em Guará, Lula e Cernambi, na Bacia de Santos, além dos reservatórios no Espírito Santo e na Bacia de Campos.

"Esses barris de óleo recuperável podem se transformar em reserva no momento em que nós declararmos a comercialidade desses campos e começarmos a implantar os sistemas de produção", disse o presidente da companhia, José Sergio Gabrielli.

A companhia pode, então, passar de uma reserva de 15 bilhões para 25 bilhões ou 31 bilhões de barris de petróleo. Isso sem considerar os 5 bilhões de barris cujo direito de produção foi comprado no processo de cessão onerosa realizado pelo governo. "Em quatro ou cinco anos, vamos ter de 30 bilhões a 35 bilhões de barris", concluiu Gabrielli.

 

(Fonte: Valor Econômico, Empresas)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621