Respaldo de Dilma fortalece Graça na troca de diretores

27-04-2012 10:44

 

Da rede de silêncio montada ontem na sede da Petrobras, centro do Rio, e adjacências sobre a troca de nomes em três diretorias da estatal uma mensagem insistiu em transpirar: a de que a presidente da empresa, Graça Foster, devidamente respaldada pela presidente da República, Dilma Rousseff, quer colocar nas estratégicas diretoria de Abastecimento e de Serviços nomes da sua confiança pessoal, admitindo deixar para a barganha política a esvaziada diretoria Internacional, que permaneceria com o PMDB. Os nomes dos novos diretores serão conhecidos hoje depois da reunião do Conselho de Administração da estatal que acontece hoje em São Paulo.

Embora a ampla maioria da atual direção da Petrobras seja formada por funcionários de carreira da empresa, alguns cargos sempre estiveram mais "vulneráveis" a indicações da base de apoio do governo. O próprio estatuto da estatal, que não dá a seu presidente a prerrogativa de escolher seus auxiliares mais próximos, atribuindo essa tarefa à Presidência da República, favorece essa prática. Agora, no governo de inspiração técnica da presidente Dilma, o número de diretorias abertas a partidos políticos pode cair.

Os primeiros sinais indicam que o mercado gostou do noticiário sobre as trocas. As ações da Petrobras reagiram bem à notícia sobre a saída de três diretores da estatal: Paulo Roberto Costa (Abastecimento), Renato Duque (Serviços) e Jorge Zelada (Internacional). As ações preferenciais nominativas (PN) subiram 0,52% (na quarta-feira caíram 0,51%) e as ordinárias nominativas (ON) também tiveram alta de 0,95% (ante uma queda de 0,58% no pregão de quarta) na BM&F Bovespa. A Petrobras PN tem peso de 7,55% no Ibovespa, o segundo maior do índice.

A recuperação das ações parece refletir um certo alívio com que foram recebidas as demissões. Alguns analistas ouvidos pelo Valor avaliam que os diretores que deixarão a empresa amanhã eram mais politicamente orientados do que técnicos, com uma gestão que teria sido, em grande parte, responsável por gastos considerados excessivos que teriam contribuído para uma certa ineficiência financeira. O único sobrevivente da diretoria anterior é Almir Barbassa, diretor financeiro.

Até o momento, nenhum dos grandes bancos que acompanham mais de perto a Petrobras fez qualquer comentário público sobre a gestão de Graça Foster, que está há 72 dias na presidência da Petrobras. Como disse um executivo, o mercado está "esperando para ver" qual será o perfil da estatal nessa nova gestão. Quando forem conhecidos os nomes dos novos diretores será possível ter uma visão mais clara disso, ressaltou outra fonte que acompanha de perto a estatal. "Vamos ver qual vai ser a substituição. Mas acho uma coisa muito positiva a mudança da diretoria", afirmou.

Os nomes de Paulo Roberto Costa e Renato Duque estão muito ligados ao que o mercado identifica como aumento indiscriminado de gastos da Petrobras. No caso de Costa por causa do programa de investimentos em quatro novas refinarias simultâneas e, no de Duque, a avaliação é que fracassou na tentativa de desenvolver um parque industrial naval forte no país.

Contudo, outro observador lembra que, pelo menos no caso dos estaleiros, não é possível esquecer a participação do atual presidente da Transpetro, Sérgio Machado - ex-senador pelo PMDB e também cotado para sair - nessa montagem.

Nomes não faltaram no que se transformou nos últimos dias uma verdadeira bolsa de apostas na Petrobras em torno dos novos diretores. Para a diretoria de Abastecimento está sendo cotado o presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, muito querido tanto de Dilma quanto de Graça. Poderia ser também José Carlos Cosenza, técnico muito respeitado que ocupa a gerência executiva de refino do Abastecimento. Para o lugar de Renato Duque, que seria o único a "fazer" seu sucessor, o nome mais cotado ontem era Roberto Gonçalves, atual gerente-executivo de engenharia. Para suceder Zelada na área internacional foram mencionados vários nomes e teriam sido enviados sete currículos para Graça escolher. (Fonte: Valor Econômico)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621