Roseana decide anunciar todo o secretariado da sua gestão na próxima semana

03-12-2010 10:47

A governadora Roseana Sarney (PMDB) afirmou ontem, em um rápido contato com O Estado por telefone, que anunciará todo o seu secretariado na próxima semana. Ela disse que só ainda não fez o anúncio porque aguarda algumas respostas de pessoas que pretende ter no primeiro escalão da administração estadual.

Na quinta-feira, 25, em entrevista no Palácio dos Leões, ela confirmou vários secretários: Sérgio Macedo (Comunicação); Fábio Gondim (Planejamento); José Márcio Leite (Saúde); Chiquinho Escórcio (Brasília); Cláudio Trinchão (Fazenda); Aluísio Mendes (Segurança); Sílvia Frazão (Controladoria), Maurício Macedo (Indústria e Comércio); Max Barros (Infraestrutura); Francisco Batista (Comissão Central de Licitação) e Coronel José Vieira (Casa Militar).

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (DEM), que participou do fim da entrevista, foi praticamente confirmado na Casa Civil. Roseana disse que o secretário Hildo Rocha (Articulação Política) vai continuar no governo, mas não necessariamente na pasta que ocupa atualmente.

Estrutura - A governadora disse que o governo será técnico, mas sem dispensar os políticos. "Eu sou política", lembrou. Ressaltando que o Maranhão terá pastas correspondentes às existentes no Governo Federal, ela só confirmou a fusão das secretarias de Planejamento e de Administração.

Não está descartada a criação de uma pasta exclusivamente para a Pesca, já que a presidente eleita Dilma Roussef vai transformar a atual secretaria em ministério. Roseana também confirmou a volta das gerências regionais. Serão cerca de 20.

A secretaria que ficará com interino é a Educação. Roseana contou que fará uma reestruturação na pasta, com uma equipe do MEC. A interina Olga Simão vai permanecer no cargo até após o Carnaval, quando deve ser definido o novo secretário.

Lista de secretariáveis aumenta

Pelo menos três novos nomes entraram na lista de prováveis secretários do governo Roseana. O deputado federal e futuro suplente de senador Clóvis Fecury (DEM) deve ocupar o cargo ou indicar o novo secretário de Cidades. O mais cotado é o secretário-geral do DEM, Ricardo Guterres. O atual titular da pasta, Filuca Mendes, deve ir para a presidência da Caema. Já o deputado Chico Gomes (DEM) está praticamente confirmado na Secretaria de Desenvolvimento Social.

Segundo apurou O Estado, Roseana pretendia ter Clóvis Fecury como secretário de Cidades, mas o parlamentar prefere Guterres para o posto. De qualquer forma, o novo titular da pasta deve ser indicado pelo grupo de Fecury - que inclui o suplente de deputado Fábio Braga (PMDB).

A princípio, a intenção da governadora era fundir Cidades com a Secretaria de Infraestrutura, a ser comandada pelo deputado estadual Max Barros (DEM). Essa idéia foi descartada semana passada porque a Secid seria a ponte com o Ministério de Cidades, responsável pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De qualquer forma, Filuca Mendes deve ser deslocado para a presidência da Caema, responsável pela maioria das obras do PAC.

Técnico respeitado e assessor da governadora Roseana desde os anos 1980, Chico Gomes chegou a ser cogitado para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para a pasta da Agricultura e para uma eventual Secretaria da Pesca. Mas está praticamente certo na Secretaria de Desenvolvimento Social, substituindo o petista Edmilson Santos.

Embora esteja deixando duas das três secretarias que ocupou no governo - Educação e Desenvolvimento Social - o PT não terá espaço esvaziado. E pode manter a Educação, desde que apresente um técnico com experiência no ensino básico, o partido passou a cogitar duas outras pastas.

Para a Secretaria de Agricultura, o PT quer indicar seu presidente, Raimundo Monteiro, ligado ao vice-governador eleito Washington Oliveira. Outro cotado, para a Secretaria de Igualdade Racial, é o professor universitário Raimundo Nonato Júnior, o Chocolate, que foi candidato a deputado federal. A pasta é comandada pela assistente social Claudete Ribeiro, que já teria manifestado o interesse em retornar ao comando da Fundação de Assistência a Criança (Funac). (O Estado do Maranhão; Primeiro Caderno; Política - pág. 03)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621