Roseana destaca ações de educação e infra-estrutura

28-04-2011 08:50

 

A governadora Roseana Sarney afirmou ontem, durante visita à obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Holandeses, na Vila Luizão, estar concluindo os preparativos para o lançamento de um pacote de obras visando à comemoração dos 400 anos de São Luís. Ela disse que a primeira é o Espigão Costeiro, já em fase de construção na Ponta d’Areia, e que pretende lançar nas próximas semanas as licitações da Avenida Metropolitana, da Via Expressa, da Ponte Quarto Centenário, de uma outra faixa de pista na Avenida dos Holandeses e uma nova biblioteca pública – as obras de recuperação da Biblioteca Benedito Leite, no Centro, estão em fase de conclusão.

A governadora afirmou que pretende investir na infra-estrutura dos bairros, principalmente na questão do abastecimento d’água e saneamento. Garantiu que até julho quer ver pelo menos 30 hospitais (sendo duas novas UPAs em São Luís) em funcionamento.

Aliada a todas essas obras, ela destacou o esforço do Governo do Estado junto ao Governo Federal pela duplicação da BR-135 e recuperação e ampliação do Aeroporto Marechal Cunha Machado. “Se vamos ter as cidades que receberão jogos da copa, queremos transformar São Luís na capital do Brasil dos 400 anos, aberta para receber as pessoas interessadas na cultura, no patrimônio histórico e nas nossas belezas naturais”, disse a governadora.

Ponte - Roseana demonstrou certa irritação com restrições que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem feito à obra da nova ponte que ligará a região do São Francisco ao Centro Histórico e cuja construção deve durar quatro anos. “Vamos lançar a licitação enquanto se resolve essa questão com o Iphan. A população quer e a obra vai ser feita”, garantiu.

A Via Expressa, a Avenida Metropolitana e a Ponte Quarto Centenário foram três das principais promessas de campanha da governadora nas eleições passadas. A primeira terá 3,5 quilômetros de extensão e ligará a Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, à Daniel de La Touche, no Maranhão Novo/Ipase, passando por trás dos bairros Cohafuma e Vinhais. Já a Avenida Metropolitana interligará os quatro municípios da Ilha de São Luís. Sairá da BR-135, próximo ao aeroporto, passando pelo São Raimundo, Cidade Olímpica, Cidade Operária e Maiobão.

Segundo a governadora, a questão da infra-estrutura da capital só será resolvida definitivamente com um planejamento a médio e longo prazo. “As ruas estão cheias de buracos, o trânsito está péssimo. São Luís é uma cidade que já apresenta problemas de grandes centros urbanos, que precisam ser amenizados”, declarou.

Abastecimento - Roseana disse que uma das grandes metas do governo é resolver a questão do abastecimento d’água na cidade. Por isso, estuda a implantação de sistemas simplificados na periferia, por meio de poços artesianos, e na ampliação dos sistemas Paciência e Sacavém para o restante de São Luís.

A governadora fez questão de ressaltar que não esquecerá os outros municípios do Maranhão. Nas próximas semanas, ela vai inaugurar duas estradas no interior. Na área de segurança, anunciou a construção de mais dois novos presídios. Ela falou também sobre o lançamento do programa de qualificação de mão-de-obra Maranhão Profissional, cujo objetivo é preparar principalmente jovens para os grandes investimentos que estão aportando no estado.

Roseana fez um apelo aos professores ainda em greve no sentido de que eles voltem às salas de aulas. Disse que o governo adotará o piso nacional da categoria assim que a questão for definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Essa greve não tem mais nenhum sentido porque a Justiça decretou a ilegalidade. Peço que os professores voltem às salas de aulas. Nosso governo é democrático e sempre mantivemos o diálogo com a categoria”, afirmou. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621