Roseana inicia hoje série de inaugurações

13-12-2011 09:49

A governadora Roseana Sarney viaja às regiões Tocantina, sul e Médio Mearim nesta semana. Constam da agenda, que será iniciada na manhã de hoje por Açailândia, inauguração de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de hospital e de estrada, como também encontro com lideranças políticas e comunitárias. Além de Açailândia, haverá compromissos em Imperatriz, Grajaú, Tufilândia e Santa Inês.

“Vamos entregar obras de infraestrutura e saúde, para garantir melhor qualidade de vida aos moradores dessas áreas do estado. Também vamos vistoriar os serviços que estão sendo realizados pelo governo nessas regiões muito importantes para o desenvolvimento do Maranhão”, declarou a governadora, que viaja acompanhada por secretários de Estado como Ricardo Murad (Saúde), Max Barros (Infraestrutura), Francisco Gomes (Desenvolvimento Social) e Sérgio Macedo (Comunicação Social).

O primeiro compromisso de Roseana Sarney será hoje, às 8h, quando ela visita a Avenida Alexandre Costa, em Açailândia. Construída pelo governo em parceria com a Prefeitura Municipal, a obra beneficia os moradores da Vila Hildemar e adjacências.

Imperatriz - Em seguida, a governadora segue para Imperatriz, onde às 10h, inaugura a UPA 24 horas, a sétima a ser entregue de um total de 10. A unidade terá capacidade para atender cerca de 300 pessoas por dia.

Logo após a entrega da UPA, Roseana Sarney visita as obras de construção da fábrica da Suzano Papel e Celulose, empreendimento que está se instalando no município, e a Avenida Pedro Neiva de Santana. Para encerrar a agenda do dia em Imperatriz, a governadora tem um encontro com lideranças políticas da região.

Amanhã, Roseana Sarney e comitiva seguem para Grajaú, onde às 15h será entregue o Hospital Geral, como parte das comemorações do aniversário de 200 anos do município. A unidade de 50 leitos de internação ofertará uma série de serviços, dentre os quais de urgência e emergência.

Após o compromisso em Grajaú, a governadora segue para Tufilândia, onde, na quinta-feira entrega a MA-319, trecho de 28 quilômetros que liga a cidade ao entroncamento com a BR-222. Depois, vai a Santa Inês, onde será inaugurada uma unidade do Viva Cidadão.

Duas unidades do Saúde é Vida serão entregues

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, dão prosseguimento à agenda de inaugurações de unidades do Programa Saúde é Vida. Hoje (13), às 10h, será entregue a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Imperatriz e amanhã (14), às 15h, será inaugurado o Hospital Geral de Grajaú.

A UPA de Imperatriz é mais uma unidade que será entregue à população, de um total de 72 hospitais de 20 e 50 leitos e 10 UPAs, distribuídos em todo o Maranhão. Terá capacidade para atender cerca de 300 pessoas por dia.

Assim como as demais, a UPA de Imperatriz oferecerá atendimento de urgência hospitalar 24 horas, de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as de urgência, nas especialidades de clínica médica e pediatria. Nessas unidades, são realizados todos os exames médicos de acompanhamento, além de serviços de raio-x, eletrocardiograma (ECG) e eletroencefalograma.

A unidade conta com duas recepções, sala de classificação de risco, quatro consultórios (2 de clinica médica e 2 de pediatria), sala amarela (cinco leitos), sala vermelha (quatro leitos, com equipamentos de UTI), raio-x, observação infantil e adulto, sala de coleta de material, medicação, sala de ecocardiograma, nebulização, sutura, refeitório, repouso médico e setores administrativos.

Diferenciado - Nas UPAs, o atendimento é humanizado e diferenciado, com classificação de acordo com a gravidade e estado de saúde do paciente em três cores distintas: verde para os casos menos graves, amarelo para urgências e vermelho para as emergências.

Nelas são atendidos desde casos de febre e dor de cabeça até infartos e acidente vascular cerebral (AVC), com exceção dos casos cirúrgicos de emergência, como os politraumatizados. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, estabilizam o paciente e detalham o diagnóstico. Posteriormente analisam se é necessário encaminhá-lo a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas.

Grajaú

Amanhã, às 15h, em Grajaú, Roseana Sarney e Ricardo Murad entregam hospital de 50 leitos de internação. A unidade prestará atendimento de urgência e emergência nas áreas de clinica médica, cirúrgica e ortopédica.

Também conta com laboratório, raio-x, ultrassonagrafia e centro cirúrgico com três salas de cirurgia, sala de classificação de risco, sala de medicação, sala de nebulização, sala de sutura, sala de gesso, sala de estabilização, sala de recuperação pós-anestésico com três leitos, e equipes de plantão 24 horas de clinica médica, cirúrgica e ortopédica. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621