Roseana lança programa de formação profissional para 300 mil trabalhadores

11-05-2011 14:34

 

Para atender aos investimentos de cerca de R$ 100 bilhões que estão previstos para o Maranhão, nos próximos cinco anos, o governo Roseana Sarney (PMDB) criou o programa "Maranhão Profissional", que vai preparar mão-de-obra para atender aos projetos em vários setores. O programa será lançado pela governadora, hoje, às 10h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. A previsão é de formação de mais de 300 mil trabalhadores, nas áreas de petróleo e gás, siderurgia, celulose e meio ambiente.

Além da capacitação profissional, o programa governamental prevê também a formação de docentes nas áreas exigidas pelos grandes empreendimentos e investimentos na rede de ensino formal e no sistema de ciência, tecnologia e inovação.

"Nosso maior desafio é garantir que esses milhares de empregos que serão gerados sejam ocupados por maranhenses. Com esse compromisso é que estamos lançando esse programa de qualificação, com o objetivo de preparar os maranhenses para assumirem os novos postos de trabalho", garantiu Roseana.

Nos próximos anos, o Maranhão receberá investimentos nas áreas de petróleo e gás, com a implantação da refinaria Premium, da Petrobras, na região do município de Bacabeira, e a exploração de gás na região de Capinzal do Norte, pelo grupo OGX. Também haverá empregos nos setores de papel e celulose, com a implantação da fábrica da Suzano, na Região Tocantina, além do pólo siderúrgico de Açailândia, e da usina hidrelétrica de Estreito.

Investimentos - Para o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, o programa tem como fundamento principal ampliar as chances de empregabilidade do maranhense, inserindo a mão-de-obra local no cenário dos grandes investimentos.

"Estamos recebendo uma soma jamais vista em investimentos, entre públicos e privados. Nossa economia está em crescimento. Mas é preciso que este crescimento se reverta em desenvolvimento com melhoria da qualidade de vida para os maranhenses. A qualificação de trabalhadores facilita sua absorção pelo mercado de trabalho", explicou Macedo.

Na elaboração do Maranhão Profissional, participaram as Secretarias de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), de Trabalho e Economia Solidária (Setres), de Desenvolvimento Social (Sedes), de Ciência e Tecnologia (Sectec), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan) e de Educação (Seduc), além do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc).

Também são parceiros da ação governamental o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Sistema S (Senai e Senac), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE/MA), UNYCA/CDP - Centro de Desenvolvimento Profissional, Alumar e Vale. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621