Roseana prevê qualificação de 400 mil trabalhadores até 2014 no Maranhão

12-05-2011 10:00

 

A governadora Roseana Sarney (PMDB) lançou ontem o programa “Maranhão Profissional”, cuja meta é profissionalizar 400 mil pessoas para atender aos grandes investimentos que estão aportando no Maranhão. Junto com a União, entidades e iniciativa privada, serão investidos mais de R$ 800 milhões no projeto.

De acordo com a governadora, o Maranhão está recebendo investimentos da ordem de R$ 100 bilhões nos próximos anos, gerando 200 mil empregos. A diferença de 200 mil - entre a oferta de vagas e qualificação de trabalhadores - servirá como espécie de “reserva técnica” de mão-de-obra. “Para cada vaga prevista, o governo deve formar dois profissionais, o que garantirá a distribuição da renda dos empreendimentos exatamente entre os maranhenses e os brasileiros que aqui vivem”, explicou o chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, membro do Conselho Deliberativo do programa.

Durante o evento, que contou com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), de quase todo o secretariado, empresários e representantes de classe, Roseana assinou a Medida Provisória que cria o programa.

“O ‘Maranhão Profissional’ consolida minha decisão de possibilitar a todos os maranhenses os meios para que esses empregos sejam ocupados por nossa gente. Quero que esta década, que se inicia, seja a do emprego de qualidade. Seja a em que daremos ao nosso povo, em especial à nossa juventude, a oportunidade de empregos estáveis e de alta qualificação. É um dos maiores programas de qualificação de mão-de-obra do país”, destacou Roseana.

Ela explicou que, ao contrário de outros programas, o “Maranhão Profissional” começou mesmo antes de ser lançado. A Suzano, que está se instalando uma fábrica em Imperatriz, já faz o treinamento de pessoal.

O Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFMA); o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Senai, Senac, Fiema, as universidades Estadual e Federal e empresas como a Vale, Alumar, MPX, Petrobras e Suzano são parceiras do Governo do Estado na iniciativa.

A governadora anunciou ter conseguido com a presidente Dilma Roussef mais oito unidades do IFMA para o estado, que já conta com 18. Além disso, o Governo do Estado vai construir mais 14 Centros Tecnológicos, elevando para 24 o número dessas unidades no Maranhão.

“Até o fim do meu mandato, quero deixar um sistema de ensino público moderno, de qualidade, que valoriza os profissionais da educação. E o que é mais importante: com cursos e disciplinas que atendam às necessidades do mercado”, declarou.

Repercussão - O presidente da Fiema, Edílson Baldez, destacou a união de esforços do poder público e da iniciativa privada na construção e execução do programa. “Todos nós estamos muitos esperançosos que os resultados venham porque é uma necessidade de abrir os caminhos para que a população maranhense possa participar desses grandes projetos”, disse.

O representante da MPX, Marcelo Amaral, disse acreditar que o “Maranhão Profissional” será um grande sucesso. “Estamos muitos satisfeitos com esse programa do Governo do Estado. Ele vem amplificar um esforço que a Petrobras já está fazendo na região de Bacabeira na qualificação profissional”, declarou o gerente-feral da Refinaria Premium I, Fernando Martinez. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621