Roseana assegura mais investimentos para o MA

25-03-2011 11:36

 

 

Brasília - Criação de um curso de Medicina em Imperatriz, de mais Centros Tecnológicos, realização de estudo de zoneamento ambiental do estado e instalação da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Esses são alguns dos pleitos obtidos pela governadora Roseana Sarney (PMDB) em audiências com cinco ministros, em Brasília (DF).

Roseana Sarney se reuniu, na tarde de ontem, com os ministros Wagner Rossi (Agricultura), Fernando Haddad (Educação), Ideli Salvatti (Pesca e Aquicultura), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Edison Lobão. Pela manhã, ela já havia se encontrado com o ministro do Turismo, Pedro Novais.

Roseana esteve com o ministro das Minas e Energia, o maranhense Edison Lobão, que lhe assegurou a viabilização de um escritório da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Ele garantiu ainda que analisará demandas para o estado na área de gás e petróleo. Lobão sugeriu ainda a realização de um mapeamento efetivo do potencial energético do Maranhão, tendo em vista que o estado é rico em energia natural.

A criação de mais Centros Tecnológicos no estado - podendo ser contemplado o município de Viana, na Baixada Maranhense - e de um curso de Medicina em Imperatriz foram os principais pleitos confirmados pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. "Saímos do encontro com o ministro Haddad muito felizes, porque teremos a garantia de que nossos jovens terão mais perspectivas e que tenham bons resultados no futuro profissional", declarou Roseana Sarney.

No encontro no Ministério da Agricultura, Wagner Rossi se comprometeu a estudar o envio de suplementação para erradicar de vez a febre aftosa no estado. Um estudo de zoneamento ambiental foi acatado pelo ministério. Outra questão tratada foi a adequação de matadouros no estado, que deverão seguir os moldes de consórcios, para evitar o abate irregular dos animais.

Pesca e aqüicultura são prioridades

Em reunião ontem com a ministra da Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvatti, a governadora Roseana Sarney destacou a importância do setor pesqueiro para o estado. Segundo Roseana, a cadeia produtiva do setor é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do estado, aliando desenvolvimento sustentável com capacidade de geração de renda das mais de 400 mil famílias que, atualmente, vivem da pesca. O estado fica atrás apenas da Bahia, na extensão de costa de 642 quilômetros, ressaltou a governadora.

Diante da entusiasta e receptiva proposta de destacar a pesca e a aqüicultura como prioridades econômicas e sociais do estado, Ideli Salvatti alertou a governadora sobre ações de outros estados que podem servir de modelo para o Maranhão. "É o caso do governo do Acre, que buscou destravar as burocracias ambientais para os trabalhadores em áreas de até cinco hectares", informou a ministra.

Roseana, além de orientações sobre a agilidade das licenças ambientais, principal entrave para a regularização do pequeno e médio produtor, ouviu casos de sucesso de projetos que buscam incrementar a cadeia produtiva em regiões de destaque.

"Os interessados em ampliar a base produtiva devem ficar atentos às sinalizações de mercado. O BNDES já sinalizou que está aberto e aguardando projetos que poderão garantir mais geração de emprego e renda, através da pesca e da aqüicultura", concluiu Ideli.

A ministra informou ainda que, na rota de visitas aos estados, está confirmada a ida ao Maranhão, o que deve ocorrer nos próximos meses. Ideli Salvatti já visitou 11 estados e, em todos, fez reuniões com os setores produtivos locais, o que também está previsto para ocorrer no estado.

Governadora assina cinco convênios com o Turismo

Acordos no MTur prevêem recursos para melhoria da infra-estrutura turística e para a celebração dos 400 anos da cidade de São Luís

Brasília - A governadora Roseana Sarney (PMDB) assinou ontem no Ministério do Turismo (MTur) com o ministro Pedro Novais convênios para melhoria da infra-estrutura turística e da programação dos 400 anos da cidade de São Luís.

Roseana e o ministro Pedro Novais assinaram cinco convênios referentes a obras no Centro Histórico de São Luís com financiamento da União e a construção da Via Expressa, cuja extensão vai do Renascença ao Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. Ficaram acordados ainda estudos a serem realizados em parceria com o Governo do Maranhão e a assinatura de uma carta-consulta sobre a liberação de recursos na ordem de R$ 60 milhões.

Os cinco convênios firmados entre o governo estadual e o MTur - por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) com recursos da Comissão Andina de Fomento (CAF) - tratam de restauração de espaços e prédios nos bairros Praia Grande e Centro (Avenida Beira-Mar).

Entre as principais obras está a restauração da antiga Fábrica da Oleama (Casa de Oficinas de Maquetes); da Praça do Desterro; de três imóveis no Centro Histórico (a serem definidos pelos técnicos do Estado e do MTur); os entornos do Palácio dos Leões e da Praça João Lisboa; e da revitalização do prédio da antiga Reffsa, onde deverá funcionar um espaço de lazer para o turista.

Para Pedro Novais, foi uma satisfação receber a governadora Roseana e poder contribuir com o desenvolvimento do Maranhão. "Firmamos parcerias que se destinam a injetar recursos para alavancar ainda mais o turismo no estado. Falei com a governadora que pretendo ir a São Luís assinar os demais convênios, principalmente o da Via Expressa", ressaltou.

Na avaliação de Roseana, a audiência com Pedro Novais foi bastante produtiva, principalmente em relação à rapidez no andamento dos projetos junto ao Prodetur. "Priorizamos as metas, o Ministério foi ágil e assinamos os cinco convênios. As obras vão sair do papel porque precisamos reestruturar e restaurar o Centro Histórico, já que São Luís é Patrimônio da Humanidade e ano que vem fará 400 anos", afirmou Roseana Sarney.

No segundo dia de audiências na Esplanada dos Ministérios, Roseana também se reuniu com os ministros Wagner Rossi (Agricultura), Fernando Haddad (Educação), Ideli Salvatti (Pesca e Aquicultura), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Alexandre Padilha (Saúde). Entre os temas tratados, projetos econômicos alternativos, ações para erradicação da febre aftosa e o Estatuto do Educador.

Mais

Roseana Sarney e comitiva participaram ainda de um encontro de cortesia no Ministério do Meio Ambiente, onde foram recebidos pela ministra Izabella Teixeira. Compareceram às audiências nos ministérios os deputados Luciano Moreira, Pedro Fernandes, Pinto Itamaraty, Kleber Verde, Alexandre Almeida, Roberto Costa, Rogério Cafeteira e os secretários de Estado Ricardo Murad (Saúde), Ricardo Guterres (Minas e Energia), Hildo Rocha (Assuntos Políticos), Francisco Escórcio (Representação Institucional em Brasília), Max Barros (Infraestrutura) e José Vieira (Gabinete Militar).

 

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.755, Política - pág. 03)                          

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621