Roseana inaugura em Codó a décima UPA

16-03-2012 08:35

A governadora Roseana Sarney (PMDB) concluiu ontem a primeira etapa do programa Saúde É Vida, entregando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Codó, última das 10 previstas pelo programa. Só nesta etapa do Governo Itinerante ela entregou outras duas UPAs, em Timon e São João dos Patos. Para a governadora, a conclusão da entrega das unidades é a prova de que o Saúde É Vida é uma realidade no Maranhão.

"Isso é a comprovação do nosso compromisso com a saúde. A prioridade máxima do meu governo é a conclusão do programa Saúde É Vida. Vamos entregar também todos os hospitais, além da reforma das unidades existentes", frisou Roseana, durante a inauguração da UPA de Codó.

No início do governo, a promessa de Roseana Sarney era a construção de 10 UPAs, 72 hospitais de Urgência e Emergência - de 20 e 50 leitos - e a reforma de várias unidades, como o Hospital Geral, Carlos Macieira, PAM Diamante, em São Luís, e o Hospital de urgência e emergência de Presidente Dutra, por exemplo. "Todas as UPAs prometidas foram entregues. Alguns hospitais também já foram inaugurados e outros estão em construção, muitos dos quais já em fase de conclusão", frisou o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad.

Em São Luís, já estão em funcionamento unidades de pronto atendimento nas áreas Itaqui-Bacanga, Cidade Operária, Vinhais, Araçagy e Parque Vitória. Também existem UPAs em funcionamento nos municípios de Coroatá e Imperatriz, além das São João dos Patos, Codó e Timon, entregues esta semana.

Outros sete hospitais de urgência e emergência foram entregues, em vários municípios - um de 50 leitos e seis de 20 leitos.

O ministro Edison Lobão lembrou que o projeto de construção das 72 unidades de saúde em andamento no Maranhão é um projeto concebido na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que se mantém na gestão Dilma Rousseff. "Um projeto ousado, do qual muitos duvidavam, porque, certamente, não conhecem a governadora Roseana Sarney e o secretário Ricardo Murad. As unidades de saúde que estão sendo inauguradas aqui não deixam nada a dever aos hospitais de São Paulo", frisou o ministro.

A UPA de Codó, como as outras nove já inauguradas, é dotada dos melhores equipamentos, inclusive ambulância, e profissionais capacitados para atender aos pacientes diuturnamente. "Esta unidade de saúde será mantida, parte pelo Governo Federal, que entra com R$ 300 mil, e parte pelo Governo do Estado, com R$ 700 mil. É um benefício para toda a população de Codó, que precisa e merece. Ano passado, para vocês terem uma ideia, as UPAS inauguradas no Maranhão, atenderam a 46 mil pessoas, uma prova de que elas são muito importantes para todos nós", disse a governadora aos presentes na solenidade.

O balanço do Governo Itinerante

- Inauguração de três Unidades de Pronto Atendimento nos municípios de São João dos Patos, Timon e Codó;

- Entrega de dois hospitais de Urgência e Emergência, ambos com 20 leitos, nos municípios de Jatobá e Sucupira do Riachão;

- Assinatura da Ordem de Serviço para reforma e ampliação do Hospital Regional, no município de Presidente Dutra;

- Autorização para ampliação do sistema de abastecimento d´água no município de Barão do Grajaú;

- Visita ao aos poços de prospecção de gás e petróleo e da sede administrativa da OGX/MPX, nos municípios de Santo Antônio dos Lopes e Capinzal do Norte;

- Reuniões com lideranças políticas nos municípios de Caxias, Colinas e São Domingos do Maranhão. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621