Roseana vai se reunir com Dilma e mais 11 ministros em Brasília

19-03-2011 16:18

 

A governadora Roseana Sarney (PMDB) visitará 11 ministérios em Brasília (DF), a partir de terça-feira, dia 22. Ela também deve se reunir com a presidente Dilma Rousseff (PT). Acompanhados de auxiliares das respectivas áreas, Roseana tratará de assuntos ligados à Educação, Saúde, Segurança, Turismo e Cidades, entre outros. A agenda roseanista está sendo montada em São Luís pela secretaria de Articulação Política e, em Brasília, pela secretaria de Representação Institucional do governo maranhense.

De acordo com o secretário de Brasília, Chiquinho Escórcio, na terça-feira Roseana Sarney tem agenda definida no Ministério dos Transportes, onde vai tratar da duplicação da BR-135. "Ela vai buscar recursos para que a obra na rodovia seja feita de uma única vez nos três trechos programados", explicou Escórcio.

A direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) garantiu, na semana passada, o início da licitação para duplicação do trecho entre o bairro Estiva, em São Luís, e a cidade de Bacabeira. Roseana quer assegurar os trechos de Bacabeira ao povoado Entroncamento (no município de Itapecuru-Mirim) e de Entroncamento à cidade de Miranda do Norte.

Ainda no mesmo dia, a governadora visitará os ministérios da Agricultura e da Pesca. "São dois temas nestes ministérios: ações contra a febre aftosa no estado e investimentos na área de pesca, tanto no litoral quanto nos rios maranhenses", disse o secretário de Representação Institucional.

De acordo com o secretário Hildo Rocha, no Ministério da Educação, a governadora tratará sobre a reforma do ensino. No Ministério da Saúde, a pauta será sobre a ampliação do repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) e a implantação de cursos de Medicina na região tocantina. "Já há uma necessidade de implantação de mais cursos nesta área, sobretudo na região Tocantina", avaliou Hildo Rocha.

A governadora visitará também os ministérios de Minas e Energia, Turismo, Ciência e Tecnologia, Turismo, Integração Nacional e Defesa.

Com Roseana, seguirão os auxiliares que representam cada área a ser tratada na Capital Federal, além de assessores com dados técnicos e números a serem apresentados aos ministros.

Ela deve permanecer em Brasília até sexta-feira, dia 25, quando retorna ao Maranhão. É a segunda viagem de Roseana Sarney a Brasília neste mandato, e a primeira após a cirurgia de fevereiro, que a deixou em recuperação por mais de um mês.

Os 10 passos de Roseana em Brasília

1- Ministério da Educação: vai tratar da reforma do ensino e confirmar a gestão compartilhada com o MEC no setor de educação do Maranhão.

2 - Ministério da Saúde: aumento no repasse do SUS; instalação de novos cursos de Medicina, sobretudo na região tocantina;

3 - Minas e Energia: discutir o prejuízo das empresas maranhenses que prestam serviços para a Vale e as obras da refinaria Premium da Petrobras;

4 - Ciência e Tecnologia: preparação do estado para o lançamento do foguete no Centro de Lançamento de Alcântara, previsto para o mês de junho;

5 - Ministério do Turismo: obras para os 400 anos da cidade de São Luís e a liberação das emendas parlamentares para os municípios maranhenses;

6 - Integração Nacional: ações em favor dos desabrigados pelas enchentes e obras nas barragens do Flores, de Pericumã e do Bacanga, em São Luís;

7 - Ministério da Defesa: ampliação e Reforma do Aeroporto do Tirirical e as obras do Aeroporto de Barreirinhas;

8 - Ministério da Agricultura: encerramento do ciclo da Aftosa no Maranhão e uma política para o rebanho maranhense;

9 - Ministério da Pesca: fortalecimento do potencial pesqueiro do estado, tanto nos rios como em áreas de oceano;

10 - Ministério dos Transportes: obras de duplicação da BR-135, nos dois trechos ainda não contemplados no edital do Dnit.

11 - Ministério do Esporte: reforma do Castelão e obras preparatórias para garantir estrutura necessária para São Luís se viabilizar como Centro de Treinamento da Copa de 2014.

 

(Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.749, Política - pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621