São Luís e o futuro próximo

13-04-2011 09:04

 

Uma informação divulgada ontem no sítio da BBC de Londres, uma das mais autorizadas agências de informação jornalística do mundo, revela que São Luís está entre as 600 cidades que mais crescerão em todo o planeta nos próximos tempos. A capital do Maranhão e as cidades que a cercam - que já formam um aglomerado urbano em visível processo de expansão - são vistas por pesquisadores como uma parte do mundo que está sendo alcançada pelo desenvolvimento econômico, a exemplo de outras 17 cidades brasileiras incluídas no levantamento.

Não surpreende que São Luís, já reconhecida como Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade e hoje com 1 milhão de habitantes, seja vista por esse ângulo. Desde a última década do século passado, quando o Maranhão iniciou, efetivamente, sua arrancada para se desenvolver economicamente, atraindo investimentos de grande dimensão, a capital do estado entrou efetivamente em um cenário novo. Ganhou estatura para mostrar que não mais seria um porto distante, de cultura sofisticada – tanto as manifestações populares quanto a criação erudita - e com uma história de fazer inveja. Além disso, seria transformada também em um complexo portuário de grande porte, movimentado pelos mais diferentes segmentos produtivos – da soja em grãos ao lingote de alumínio, passando pelo minério de ferro em estado bruto.

Agora, quando aguarda novos empreendimentos, reúne as condições técnicas e operacionais para abrigar também uma Zona de Processamento e Exportação dispõe das condições para ser um grande pólo turístico, a cidade é incluída num ranking das 600 áreas urbanas que mais se desenvolverão nos próximos tempos. De acordo com a pesquisa, a maioria das cidades que mais crescerão nos próximos está na China, onde mais de 1 bilhão de habitantes estão envolvidos direta ou indiretamente num processo colossal de desenvolvimento econômico e urbano. São Luís entra, assim, no contexto planetário de desenvolvimento econômico e urbano.

A informação, que amplia ainda mais o seu horizonte, nos leva também a uma indagação altamente preocupante: encontra-se a capital do Maranhão em condições de suportar elevados índices de crescimento? A resposta inicial é uma grande dúvida, a julgar pelas dificuldades que a população enfrenta em face da falta de infraestrutura e da baixa qualidade dos serviços prestados pelo poder público municipal. Agora, quando há uma mobilização para a festa dos 400 anos, parece ser o momento ideal para que os compromissos sejam, de fato, assumidos e cumpridos. Do contrário, a cidade caminhará para o caos. Isso a população não vai aceitar.

É hora, portanto, de uma grande mobilização para preparar a cidade para o futuro que se avizinha. (Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.774, Opinião – pág. 04)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621