São Luís é pólo de recrutamento de mão de obra
Desde que os grandes empreendimentos previstos para o estado até 2014 foram anunciados, São Luís se tornou um dos principais pólos econômicos do Maranhão. Com extenso portfólio de novos empreendimentos, com projetos localizados dentro da ilha e em municípios vizinhos, como é o caso da Refinaria Premium I, da Petrobras, em Bacabeira, também tem servido de base para projetos de apoio aos novos investimentos.
A previsão é que sejam necessários pelo menos 600 mil novos profissionais de todas as áreas, com destaque para as áreas superior e técnica de engenharia. No caso da refinaria, a obra vai gerar cerca de 130 mil empregos diretos e indiretos, sendo 26 mil pessoas contratadas até em 2014, gerando uma renda que poderá mudar parte da realidade do estado.
Para Carlos Rosa, executivo especialista em recrutamento, seleção e capacitação de mão de obra, este é um período precioso para os empresários que estão apostando na região e para a comunidade num todo, pois é o momento de investir na mão de obra local, ressaltando a importância da capacitação de novos profissionais.
“Temos vários projetos que demandarão um alto número de trabalhadores qualificados, porém, pelo que levantamos, a mão de obra especializada do estado não conseguirá atender a todos os projetos, o que nos preocupa, pois será preciso capacitar a comunidade maranhense para atender estes novos negócios, disse Rosa.
Somente em São Luís, os empreendimentos previstos reúnem empresas como a Brascopper, que está instalando uma fábrica de cabos e fios de alumínio e a termelétrica da MPX Itaqui, que já se encontra em fase final de construção. Além disso, a Votorantim Cimentos e o grupo formado por empresários italianos e brasileiros também estão construindo fábricas de cimento na região.
A existência de uma grande reserva de gás natural descoberta pela OGX na Bacia do Parnaíba também faz com que a perspectiva de crescimento aumente, pois existe a possibilidade de utilização do produto não só na geração de energia, como também nos setores industriais, automotivo, como uso residencial, no comércio e no setor de serviços, o que pode gerar um grande desenvolvimento econômico para o estado.
Há vagas no MA
A previsão é de que novos empreendimentos no estado criem pelo menos 600 mil novas vagas de emprego até 2014. Veja as profissões mais demandadas:
Superior
Engenharia Civil
Engenharia Ambiental
Engenharia Florestal
Engenharia de Produção
Automação
Administração
Tecnologia da Informação
Segurança do Trabalho
Logística
Arquitetura
Topografia
Geografia
Química
Técnicos:
Técnico em Metalúrgica
Técnicos em Siderúrgica
Técnicos de equipamentos e máquinas pesadas
Técnico em manutenção
Técnico mecânico
Técnicos Agrícolas
(Fonte: O Imparcial)