São Luís vai sediar seminário internacional sobre logística

22-11-2011 09:49

Tema do evento será a logística como base para o desenvolvimento sustentável, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

São Luís foi a cidade escolhida para sediar o I Seminário Internacional: logística, base para o desenvolvimento sustentável, que será realizado nos dias 29 e 30 deste mês, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque. O evento será promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em parceria com o Governo do Estado.

O seminário foi anunciado ontem pelo diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, e pelo secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, no Grand São Luís Hotel, Centro. Para a abertura do evento, está prevista palestra do presidente do Senado, José Sarney, sobre As transformações sociais a partir do desenvolvimento. Também participarão da mesa de abertura a governadora Roseana Sarney; o ministro dos Transportes, Paulo Passos, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Participaram também do lançamento do seminário os secretários estaduais Maurício Macedo (Indústria e Comércio); Ricardo Guterres (Minas e Energia) e Hildo Rocha (Assuntos Políticos); o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, e dirigentes e representantes da Vale, Petrobras, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Uniceuma e de outras instituições e empresários.

Escolha - Fernando Fialho explicou que a escolha de São Luís para sediar o primeiro seminário deu-se pelas suas potencialidades logísticas, referindo-se ao Complexo Portuário de São Luís (Itaqui, Ponta da Madeira e porto da Alumar) e sua localização geográfica privilegiada, que colocou seu sistema logístico entre os sete mais estratégicos do país.

"Somando-se a isso, o potencial de transporte hidroviário que a capital maranhense tem, podemos transformar a economia do Maranhão, desenvolvendo-a. E não podemos falar em desenvolvimento sem infraestrutura e preocupação com o meio ambiente, por isso, o seminário será um primeiro passo para debatermos o assunto com todos os setores da economia e com a sociedade e trocarmos experiências com cidades brasileiras e de outros países que têm modelos bem-sucedidos de pleno funcionamento da logística sustentável e nos prepararmos para implantá-las aqui", afirmou.

"A economia mundial passa hoje pela logística do transporte e o Maranhão possui todas as potencialidades, mas precisamos buscar a excelência", disse o secretário Jura Filho (Turismo). Ele explicou que as experiências de sucesso serão apresentadas e discutidas e podem servir de exemplos para serem instaladas no estado. Na oportunidade, Jura Filho apresentou os planos do governo para alavancar o turismo no Maranhão.

"Aproveitaremos o evento para mostrar as potencialidades turísticas do Maranhão, setor que contribui muito para a economia do estado. O Maranhão tem tudo para alavancar seu desenvolvimento. Por isso a governadora Roseana Sarney vem investindo para que o turismo também integre a lista de grandes indutores do crescimento econômico maranhense", afirmou. O secretário citou o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo e o Plano Maior como focos atuais do governo para a consolidação do Maranhão nos mercados nacional e internacional.

Foco - De acordo com o diretor-geral da Antaq, apesar de todas as potencialidades de transporte hidroviário existentes no Brasil, atualmente 60% do transporte da produção é feito por via rodoviária. "Redução do valor do frete, encurtamento de distâncias e até melhoria da qualidade de vida de quem faz o transporte são algumas das vantagens do transporte hidroviário. E no Maranhão o potencial do Rio Itapecuru é grande. O que precisamos é viabilizar projetos de sua recuperação devido ao assoreamento, revitalizá-lo e consolidarmos sua condição de navegável, mas não esquecendo da questão ambiental, que hoje é o primeiro valor de qualquer projeto econômico", completou.

Segundo Fernando Fialho, a hidrovia é um grande indutor para a interiorização do desenvolvimento, uma das metas que já começaram a ser implantadas pela governadora Roseana Sarney no estado, e que reforça o potencial econômico dos municípios.

"O Rio Itapecuru é um grande aliado desta interiorização, pois, por meio dele, pode-se tornar a economia dos municípios mais viável, e unindo-se à logística existente em São Luís e às hidrovias do Tocantins e do Parnaíba teremos grandes avanços rumo ao desenvolvimento econômico do Maranhão", concluiu.

Mais

O seminário tem como objetivo apresentar e discutir modelos, experiências e soluções voltados para o desenvolvimento e melhoria da relação porto/cidade. Além de palestras, serão realizados cinco painéis em que serão abordados temas como modelos referenciais e experiências nacionais; questões relacionadas ao meio ambiente; logística, mobilidade e transporte multimodal para o desenvolvimento sustentável; turismo e desenvolvimento sustentável e estratégias para o desenvolvimento sustentável. As inscrições para o seminário são feitas gratuitamente, até o dia 28, no site:

www.antaq.gov.br

(Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621