São Luís terá terminal para receber navios transatlânticos

14-04-2012 09:13

 

Terminais de ferry-boat que fazem a travessia da Baía de São Marcos serão ampliados para atracação de navios de turismo.

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) anunciou a ampliação dos terminais de ferry-boats de Cujupe (em Alcântara) e Ponta de Espera (em São Luís). A divulgação ocorreu durante a Intermodal 2012 - a maior feira de logística portuária do Brasil - realizada esta semana em São Paulo (SP). Segundo a Emap, a ampliação dos terminais, além de colocar o Maranhão na rota dos transatlânticos e do turismo mundial, visa melhorar os serviços de transporte de passageiros na Baía de São Marcos e facilitar a atracação de ferry-boats.

Mais de 1 milhão de pessoas por ano fazem a travessia da Baía de São Marcos (Cujupe / Ponta da Espera) nos ferry-boats, uma alternativa para o transporte rodoviário a caminho da Baixada Maranhense, encurtando em aproximadamente 200 km a viagem.

A Emap não divulgou mais detalhes do projeto de ampliação dos terminais de ferry-boat, apenas editais de licitação para realizar melhorias estruturais. A novidade é o anúncio de que os planos incluem instalações adequadas para receber navios de passageiros (cruzeiros e transatlânticos, embarcações de linha regular e não regular, respectivamente), que até então atracavam esporádica e improvisadamente no cais do Itaqui, cuja vocação é para operações de carga.

O último transatlântico que atracou no Itaqui foi o Clelia II, em março de 2011, depois de passar pelo Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). O navio, de bandeira de Malta, com capacidade para 200 passageiros, trouxe 37 turistas, dos quais 30 desembarcaram em São Luís para seguir viagem de avião até Manaus (AM). A embarcação recebeu mais 74 turistas, que chegaram à Ilha de avião, partindo para Paramaribo, no Suriname.

O cruzeiro Clelia II foi o segundo transatlântico a operar no sistema portuário da Ilha no ano passado. Antes dele, em 1º de fevereiro, o Princess Danae, de bandeira portuguesa, com 162,3 m de comprimento e 21,3 m de largura, trouxe 400 turistas europeus à Ilha.

Antes de chegar à capital maranhense, o Princess Danae passou por Fortaleza (CE) e Belém (PA), depois foi para o Caribe. Anteriormente ao Princess Danae, o Vistamar, de bandeira italiana, esteve na Ilha, no dia 11 de fevereiro de 2010. A embarcação trouxe 211 turistas vindos da Alemanha, numa viagem que começou em Santa Catarina, depois pelo Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Pará, Amazonas e seguindo para a Colômbia.

Ferry - Ainda em relação ao transporte de passageiros por ferry-boat, a Emap divulgou ontem o edital de licitação, com certame programado para o dia 3 de maio deste ano, de contratação de empresa para execução dos serviços de melhorias nas rampas de atracação e seus acessos, assim como melhoria no acesso a pedestres do terminal de Cujupe. Serviços semelhantes foram realizados no terminal de Ponta da Espera, iniciados no fim do ano passado e concluídos no começo do ano.

Além disso, tramita na Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) uma portaria que visa regulamentar o serviço de transporte de passageiros e veículos nos ferry-boats que fazem a travessia da Baía de São Marcos. Havia previsão de que o documento fosse assinado no mês passado, mas o ato foi transferido para data ainda não definida.

Segundo fontes da Sinfra, a portaria já foi elaborada e está pronta para publicação do Diário Oficial. No documento, consta um prazo de 90 dias para as empresas interessadas na prestação do serviço se cadastrarem para que seja expedida uma licença provisória até que seja realizada uma concorrência pública para a concessão definitiva, ou com um prazo determinado de exploração do serviço.

Ainda de acordo com informações da Sinfra, representantes das duas empresas (armadoras) que hoje atuam no transporte via ferry-boat, a Internacional Marítima e a Serviporto, mesmo não tendo sido divulgada a portaria, já procuraram a secretaria para obter informações a respeito do cadastro. Outras armadoras interessadas no setor também devem participar do processo.

A regularização do serviço de transporte de passageiros e veículos em ferry-boats, conforme já adiantou O Estado, terá a participação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Maranhão (Arsep), com atributos de fiscalizar normas técnicas e de segurança que serão estabelecidas para o setor, bem como uma eventual revisão tarifária.

Porto do Itaqui foi destaque na feira Intermodal 2012

Durante a feira Intermodal 2012, a Emap também anunciou, além da ampliação dos terminais de ferry-boat, novos planos de negócio, dentre eles a construção de um novo cais, novas áreas de armazenagem e um terminal de contêineres no Maranhão capaz de movimentar mais de 200 mil contêineres por ano. Outro investimento estratégico para o comércio exterior é o Terminal de Grãos, com capacidade para estocar 10 milhões de toneladas por ano de produtos destinados ao mercado mundial. Com isso, o Porto do Itaqui, que atualmente movimenta 14 milhões de tonelada, até 2030 deve atingir 150 milhões de toneladas.

A Intermodal é o maior encontro de empresas da cadeia de serviços e equipamentos para o comércio exterior das Américas, por isso tem importância estratégia para o mercado internacional. Consagrada como a maior e mais importante feira na América Latina, a Intermodal reúne, em três dias de realização, os principais players do setor de logística, comércio exterior e transporte mundial. O evento apresenta tecnologia em serviços, equipamentos e produtos, inovação e muita informação impulsionando negócios e parcerias, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, joint-ventures, vendas e networking.

Pelo que apresentou na feira, a Emap afirmou que os projetos em execução e outros já planejados vão ajudar o Itaqui a entrar na lista dos 10 portos mais importantes do mundo. Nos próximos 20 anos, estudos mostram o potencial de crescimento e construção de novos berços com a estimativa de passar dos atuais 14 milhões de toneladas de cargas movimentadas em 2011 para 150 milhões de toneladas em 2031. Além das obras de expansão física do Itaqui, o crescimento ambiental sustentável foi minimamente pensado. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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