SAFRA

11-03-2011 15:06

 

SAFRA I:

O ano de 2011 poderá ter safra de grãos 1,2% maior do que a de 2010, segundo o levantamento Sistemático da Produção Agrícola divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja previsão feita em fevereiro é de 151,2 milhões de toneladas de grãos, superior à da safra recorde de 149,5 milhões de toneladas para este ano.

Há uma previsão de aumento de 3,3% da área colhida em 2011,em relação à de 2010, estando entre as três principais culturas, a de arroz deve ter aumento produção de 12,7%, a de soja, um crescimento de 0,7%, e a de milho, uma redução de 1,6%. Como a estimativa foi feita em fevereiro, ainda não estão estimadas as perdas nas lavouras de soja, devido às chuvas nos últimos dias, na Região Centro-Oeste.

 

SAFRA II:

Foi no Agrobalsas do ano passado, que, num discurso contundente para os agricultores do sul do estado, a governadora Roseana Sarney prometeu atender a uma antiga reivindicação com vistas a melhorar o escoamento da produção agrícola na região, tendo, inclusive, delegado aos secretários de Agricultura e de Infraestrutura medidas urgentes para concluir o Anel da Safra.

O resultado, passado menos de um ano da promessa, foi retratado, domingo, no Globo Rural, da Rede Globo, que mostrou as dificuldades para retirada dos grãos das áreas plantadas, ou seja, de nada adianta comemorar uma supersafra se ela não chega com segurança e rapidez ao seu destino final.

 

(Fonte: Jornal O Imparcial, edição 32.739, Giro econômico, pg. 10)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621