Safra de 2011 deve ser recorde, indica IBGE

06-04-2011 11:44

 

RIO - A produção agrícola deste ano deve ser recorde, mesmo se produtos importantes como o trigo não fossem colhidos, afirma o gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, Mauro Adré Andreazzi.

A expectativa é de uma safra agrícola de 155,6 milhões de toneladas em 2011, conforme o terceiro prognóstico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A indicação é de um avanço de 4% perante à safra obtida em 2010, de 149,7 milhões de toneladas.

O destaque de crescimento, entre as perspectivas de safra na pesquisa do instituto, é para a soja. A produção esperada de 71,6 milhões de toneladas que consta no terceiro levantamento é 3,8% maior que a informação de fevereiro. Em relação à safra de 2010, a estimativa é de ampliação de 4,5%.

Este aumento ocorreu por conta de uma reavaliação positiva no rendimento, já que as condições climáticas permanecem favoráveis nos principais centros produtores, como no Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

"Já no primeiro trimestre, estamos prevendo safra recorde. Em 2010, isso só aconteceu no segundo semestre. A área plantada foi maior na safra de 2011, porque os preços pagos ao produtor estão mais convidativos, principalmente, para a soja e o algodão. Para os produtos internos, como o arroz e o feijão, os preços não estão bons. O melhor cenário é das commodities, valorizadas no mercado internacional", informou Andreazzi.

(Fonte: Valor Online, Brasil)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621