Sarney Filho destaca em discurso desenvolvimento em curso no Maranhão

18-05-2012 08:35

 

Líder do PV na Câmara, parlamentar compara o crescimento do estado, em todas as áreas, ao momento vivido também pelo Brasil.

O líder do PV na Câmara dos Deputados, Sarney Filho, destacou ontem, em discurso na tribuna da Câmara Federal, o momento de desenvolvimento econômico e social experimentado pelo Maranhão.

"O Maranhão é hoje o 16º PIB do Brasil. É um dos estados que mais crescem no país. É um berço de oportunidades de novos negócios para os brasileiros e para os estrangeiros", destacou o parlamentar, para quem todo este aspecto positivo é resultado do dever de casa realizado no governo Roseana Sarney. O deputado comparou o crescimento do estado ao momento vivido pelo próprio país no cenário internacional.

Em seu discurso, Sarney Filho destacou o fato de que o ritmo do progresso experimentado no estado seja compartilhado por todas as regiões. "O Maranhão, que durante décadas abrigou solidariamente tantos irmãos nordestinos, afetados pelo flagelo crônico das megaestiagens que assolam periodicamente aquela sofrida região brasileira, vivenciou o paradoxo histórico de um incremento demográfico desordenado, pulverizando e reproduzindo a pobreza", frisou.

Segundo o líder do PV, "com o resultado desse abandono dos nordestinos aos rigores da seca, que os empurrava a retiradas cíclicas e cada vez mais amplas, principalmente em direção às águas fartas do Maranhão, o nosso estado duplicou, em 40 anos, a sua população, com o agravante de trilhar a contramão do fluxo normal experimentado pelo país, que se ia tornando-se cada vez mais urbano, adequando-se a um novo paradigma de desenvolvimento que exige cada vez mais agregação de conhecimento científico e tecnológico".

Lembrando que a população do Maranhão tem hoje, 40% de seus habitantes assentados na Zona Rural, Sarney Filho destacou as ações da governadora Roseana Sarney em benefício de todos os maranhenses. "O Maranhão vive um momento privilegiado, um momento de grandes e rápidas transformações, com a implantação de projetos relevantes - públicos e privados -, que irão alçar a nossa terra a uma situação de destaque no cenário econômico do país", disse ele, listando uma série de investimentos realizados nos últimos anos.

Construção - Vários parlamentares destacaram o discurso do parlamentar maranhense e fizeram

apartes cooperando com o pronunciamento do colega. Mauro Benevides (PMDB-CE) destacou os investimentos no estado e fez questão de ressaltar a importância do ex-presidente José Sarney (PMDB) no processo de construção do novo Maranhão. "Eu não me dispensaria de dizer que ao lado do Presidente José Sarney estava eu, vice-presidente da Constituinte, vivenciando aquele momento inolvidável na vida republicana brasileira", destacou Benevides.

Outro participante do momento de transição democrática, o deputado Hugo Napoleão, exgovernador

e ex-senador (PMDBPI), disse: "Na minha concepção liberal, o estado deve ser forte na condução da regulamentação, na condução dos assuntos de habitação, educação, saúde pública, saneamento básico, forças armadas e polícia, mas o resto deve ser entregue à sociedade para que possa cuidar efetivamente, por meio da economia de mercado, dos destinos de um país".

Sarney Filho lembrou que a responsabilidade de todo o destaque vivido no Maranhão é, principalmente, do ambiente favorável que o Governo do Estado está construindo e consolidando, a partir de uma consciência nova de estruturação do Estado para comportar essas transformações.

"Mais do que os números absolutos, que podem porventura não refletir a emoção vivenciada pelos

maranhenses, o que importa na realidade é o grau de satisfação, o sorriso de felicidade estampado no rosto de cada maranhense ao buscar atendimento nas novas e modernas unidades de saúde, que não ficam a dever em nenhum quesito aos mais renomados hospitais da rede privada", frisou o parlamentar. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621