Sebrae e Governo estadual atuam para ampliar produção no Maranhão

05-07-2011 15:48

 

Além das iniciativas privadas, o governo do estado também tem fomentado a revitalização da bacia leiteira através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca em todas as regiões com potencial para a atividade.

“Desde o início do ano realizamos ações de itinerância para identificar potenciais e demandas produtivas em todas as regiões do estado. Onde foi identificado o potencial leiteiro temos incentivado através de ações como a doação de tanques de resfriamento à Prefeituras, cooperativas e associações de produtores, por exemplo”, citou o secretário da pasta, Cláudio Azevedo.

A expectativa é que o rebanho do estado como um todo tanto o leiteiro como o de corte tenha um aumento significativo nos próximos anos após a confirmação, até o final deste ano, da elevação da classificação sanitária do estado para zona livre de aftosa.

Balde cheio

Outra iniciativa que tem fomentado a bacia leiteira na região é o Projeto Balde Cheio, desenvolvido pelo Sebrae-MA, que já vem sendo referência inclusive para outros estados do país.

Na Região de Imperatriz, o projeto envolve 115 produtores, dos quais 57 já utilizam a tecnologia Balde Cheio, uma ferramenta simples, que pode ser aplicada em propriedades de todos os portes, aumentando consideravelmente a produtividade do rebanho leiteiro.

“Temos casos de propriedades onde as vacas produziam em média 2l/dia antes do projeto, e hoje os mesmos animais fornecem até 9l/dia. É uma tecnologia que requer disciplina no manejo de solo e rebanho, mas que pode ser facilmente aplicada gerando resultados rápidos e muito rentáveis”, diz a gestora do projeto, Márcia Maria Ferreira.

Na próxima sexta-feira, o Sebrae de Imperatriz realiza em seu estande na Expoimp uma palestra aos produtores de leite para explicar as novas regras impostas pela Instrução Normativa nº 51, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que regula os procedimentos para coleta e transporte de leite prevendo normas de higiene e controle de qualidade. (Fonte: O Imparcial)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621