Sebrae quer formalizar 20 mil empreendedores individuais este ano no MA

24-07-2012 08:23

O dado, que integra a meta geral de formalizar 700 mil no Brasil, foi informado pelo presidente do Sebrae nacional, Luiz Eduardo Barreto.

O Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) tem como meta formalizar 700 mil empreendedores individuais este ano em todo o país, sendo 20 mil no Maranhão. Os dados foram apresentados pelo presidente do Sebrae nacional, Luiz Eduardo Barreto, na abertura do Seminário de Planejamento da instituição, aberto ontem em São Luís.

De acordo com o Sebrae, no Brasil existem hoje 2,7 milhões de empreendedores individuais formalizados, dos quais mais de 38 mil no Maranhão. "Queremos ampliar esses números, mas é importante, principalmente, a qualificação desses empreendedores, a melhora da gestão empresarial para que o negócio se torne sustentável", ressaltou Luiz Barreto.

Ele disse que os dados de queda na taxa de mortalidade das empresas têm mostrado que melhorou muito a qualificação dos empreendedores brasileiros nos últimos anos. Antes, 50% das empresas sobreviviam nos dois primeiros anos de vida. Hoje, com mais conhecimento em gestão, essa taxa cresceu para 73%.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Cláudio Azevedo, afirmou que a instituição está trabalhando em todo o estado para fortalecer as micro e pequenas empresas, setor que representa hoje 99% dos CNPJs registrados.

"Vamos trabalhar mais fortemente para que nossas micro e pequenas empresas também sejam inseridas nesse processo de desenvolvimento econômico vivido hoje pelo Maranhão, de grandes investimentos", afirmou Cláudio Azevedo.

Sobre o Seminário de Planejamento do Sebrae, Luiz Barreto disse que significa um grande passo para alinhar estratégias e contar com o conhecimento e a experiência dos colaboradores locais para que a instituição seja cada vez mais um parceiro dos pequenos negócios no estado.

Luiz Barreto lembrou que o Sebrae completa 40 anos em 2012 e está focado no futuro. "O Brasil mudou e temos que estar preparados para atender à demanda dos nossos clientes. Por isso estamos trabalhando em todo o Brasil na construção do direcionamento estratégico do Sebrae para 2022. Isso implica em avaliar os cenários econômicos do país e do mundo, identificar as tendências de mercado e definir as melhores estratégias de atuação", concluiu.

Mais

O presidente do Sebrae nacional, Luiz Eduardo Barreto, anunciou aprovação de recursos para a execução de projetos em comemoração aos 400 anos de fundação de São Luís e para a recuperação do Multicenter Sebrae.

Números

700 mil Novos empreendedores individuais serão formalizados este ano no país

38 mil Empreendedores individuais já foram formalizados no Maranhão

(Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621