Secretário acusa a Vale de interferir no projeto

25-10-2011 11:51

O secretário de Cidades, Pedro Fernandes, acusou ontem a mineradora Vale de estar interferindo diretamente no processo de duplicação da BR-135, no trecho entre Estiva e Bacabeira. Pelo raciocínio de Fernandes, a empresa tem interesse na duplicação de sua rede ferroviária e estaria influenciando a decisão do Ministério dos Transportes de cancelar a licitação da rodovia. O ministro Paulo Passos classificou de "presunção" a afirmação de Fernandes. Tanto ele quanto o presidente do Dnit negaram qualquer "hipótese de interferência da Vale na duplicação da BR".

Primeiro a deixar a reunião com o ministro, o secretário de Cidades garantiu também à imprensa haver interesses da mineradora no projeto de duplicação. "A vale quer duplicar sua ferrovia e está interferindo", disse o Fernandes. Quando questionado sobre as bases de sua afirmação, o secretário revelou: "Existe um projeto da Vale que está no ministério".

O ministro Paulo Passos negou veementemente a relação com a Vale, mas confirmou a existência de um projeto elaborado pela empresa. Na verdade, segundo ele, o projeto foi utilizado pelo próprio Dnit maranhense. "Há um estudo da Vale sobre perfuração do solo mole. A empresa contratada para a sondagem utilizou este estudo, mas não há garantias de segurança técnica", frisou o ministro.

O discurso de Fernandes acabou encampado por boa parte dos deputados presentes ao encontro com o ministro. Na Assembleia, o assunto ganhou forte repercussão na sessão da tarde.

Outros parlamentares e auxiliares do governo, no entanto, ponderaram em relação ao argumento contra a mineradora. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621