Secretário mostra portfólio de investimentos do MA

02-12-2011 10:06

Maurício Macedo (Indústria e Comércio), durante o seminário promovido pela Antaq, falou do crescimento do estado.

Com o tema O Novo Cenário Industrial do Maranhão, o secretario de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comercio, Maurício Macedo, apresentou o portfólio dos investimentos projetados e em andamento no estado do Maranhão. A palestra compôs o painel Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável, do I Seminário Internacional Logística, base para o desenvolvimento sustentável, promovido pela Agencia Nacional de Transportes Aquaviarios (Antaq).

A palestra ministrada por Maurício Macedo teve como principal objetivo mostrar os investimentos e as oportunidades nos setores de energia, petróleo e gás, portos, dentre outros. De acordo com Macedo, o grande desafio do Governo do Estado e fazer com que estes investimentos, da ordem de R$ 100 bilhões para os próximos cinco anos, cheguem a todas as regiões do estado, traduzindo-os em riqueza para os maranhenses através da melhoria dos indicadores sociais.

O secretario destacou ainda o PIB (Produto Interno Bruto) do Maranhão, que, apesar de apresentar um crescimento menos expressivo no ano de 2009, deve apresentar taxas de crescimento mais acentuadas nos próximos anos com a chegada e operação de grandes empreendimentos no estado como a Refinaria Premium I, em Bacabeira, a fábrica de celulose do Grupo Suzano, em Imperatriz, a exploração de gás na bacia do Parnaíba, entre outros.

"A participação do Governo do Estado neste seminário é importante, primeiramente, para divulgar as demandas, ou seja, sinalizar aos tomadores de decisão o que está acontecendo em termos de produção industrial e discutir opções de desenvolvimento do Maranhão, assim como os gargalos que atrapalham este desenvolvimento", avaliou Maurício Macedo.

Participaram também do painel o gerente de implantação da Refinaria Premium I, Fernando Martinez, e o presidente do Grupo Suzano Energia Renovável, Andre Dorf.

Número

100 Bilhões de reais serão investidos no Maranhão nos próximos cinco anos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621